Marcelo Freixo e Lula  - Instituto Lula
Marcelo Freixo e Lula Instituto Lula
Por MARIA LUISA MELO
A expectativa em torno do apoio do ex-presidente Lula no próximo pleito parece estar sanada. O petista apoiará o deputado federal Marcelo Freixo (PSOL-RJ), segundo garante o próprio, após reunião de duas horas, anteontem, com o líder do Partido dos Trabalhadores, na sede do Instituto Lula, na capital paulista.

Questionado se o apoio do PT estava certo, Freixo não titubeou: "Já está dado, estamos fazendo reunião de coordenação. A aliança com o PT e o PV está certa. Mas vamos tentar trazer a Rede, o PCdoB, e quem mais for do campo progressista", explicou. Que os dois estavam próximos, não restava dúvida. Freixo ficou coladinho em Lula - sendo inclusive citado por ele - em seu primeiro discurso, em São Bernardo do Campo, logo após sua libertação da prisão. Mas depois Lula declarou que apoiaria a deputada federal Benedita da Silva.

O encontro com Lula, segundo Marcelo Freixo, foi muito além de selar a aliança. A dupla discutiu o programa para a campanha. "Conversamos sobre os problemas da cidade, milícia, segurança pública", frisou. "O que pretendemos é uma aliança com todos que são do campo progressista e que se opõe ao Bolsonaro".

LOTADO EM GABINETE É IRMÃO DE VEREADOR

No último dia 20, a coluna publicou que o gabinete do deputado estadual Paulo Bagueira (SD) receberia dois agentes penitenciários, cedidos pela Secretaria Secretaria de Estado de Administração Penitenciá (SEAP). Pois bem, um deles é irmão do vereador de Niterói, Renato Cariello (PDT), de terno preto. Renato diz que seu irmão cuidará da segurança do deputado. O pedetista nega intenções eleitoreiras: "Nada de campanha".

PSDB-RJ TENTA MANTER VEREADORES

Presidente do PSDB no Rio, Paulo Marinho tenta angariar nomes de peso para se filiar à legenda. Um de seus alvos são os prefeitos com mandato. Por enquanto, garantiu Dr. Aluízio Junior (Macaé) e Henrique Gomes (Búzios). Mas, sua mais árdua tarefa será manter os atuais vereadores da sigla. Ele aposta que Tereza Bergher e Professor Adalmir permanecerão no partido no ano que vem. Muita gente duvida.

GUARDA ARMADA: 600 HORAS DE AULA 

A emenda do vereador Rogério Rocal (PTB) pede que a prefeitura dê 600 horas de aula para os guardas municipais antes de eles serem armados. Esse é o único recurso até o momento. Segundo o secretário de Ordem Pública, Gutemberg Fonseca, a prefeitura já tem projeto para regulamentar as aulas. Ainda de acordo com a regulamentação do Executivo, depois desse curso, quem passar poderá fazer a prova para ter direito ao armamento. As provas serão psicotécnicas e práticas, e a área turística será prioridade do governo. Se passar, segue para segunda discussão em dez dias. 

PICADINHO

Hoje acontece o show "The Queen", no Teatro Rival, às 18h. O ingresso tem preço popular.

O Teatro Cacilda Becker recebe hoje a companhia Dança Charme, às 20h. O ingresso é R$20.

A Caixa Cultural realiza hoje, às 19h, uma palestra gratuita sobre economia criativa.

SOBE E DESCE

JORGE JESUS

O técnico do Flamengo recebeu o título de cidadão honorário da cidade do Rio de Janeiro após as vitórias do rubro-negro.

PAULO GUEDES

O ministro da Economia falou a jornalistas para 'não se assustarem se alguém pedir o AI-5' em reação à violência nas ruas.