Secretário de Desenvolvimento Econômico, Tristão não quis comentar - Divulgação/Alerj
Secretário de Desenvolvimento Econômico, Tristão não quis comentarDivulgação/Alerj
Por Sidney Rezende

Na manhã da última terça, o presidente da Alerj, André Ceciliano, teve que explicar se era verdade que o secretário Lucas Tristão possuía dossiês sobre os 70 parlamentares. Junto do líder do governo, Márcio Pacheco, Ceciliano afirmou que ouviu isso do próprio secretário.

Inconformado, o presidente da Alerj ameaçou mobilizar a PF, o MPE e o MPF para abertura de investigação. Mas antes, ele prometeu se aconselhar com os presidentes das comissões de Segurança e Fiscalização.

De noite, Witzel trouxe para si a missão de apaziguar os ânimos. Ele ligou para Ceciliano e conversaram longamente. O governador estava constrangido.

Witzel ouviu de Ceciliano uma sequência de lamentações. Foi ressaltada a boa relação institucional de ambos, assim como a difícil missão de equilibrar interesses que envolvam a Cedae.

O governador ameaçou falar, mas não foi possível: "exerço relação construtiva com o senhor e, por isso, não posso aceitar que alguém do governo ameace deputados", disse o petista. Ao término da conversa, Witzel desligou aparentando estar determinado a achar uma solução imediata. Na avaliação interna da Alerj, se o governador demorar, ele poderá sofrer desgaste nas próximas votações.

Encerrada a ligação, Ceciliano fez uma avaliação: "Se fosse Jorge Picciani ou Paulo Mello... teriam exigido a imediata demissão".

Sobre Tristão, o que se ouve da maioria dos deputados é que ele é uma "pessoa difícil". Frequentemente é acusado de "prepotência", "criador de atritos desnecessários" e posar como se fosse o "dono do mundo". "Ele pensa que elegeu sozinho o governador", disse uma cabeça coroada da política fluminense.

Procurado, o secretário Lucas Tristão preferiu o silêncio e a assessoria reenviou nota que o secretário afirma que "desconhece a existência de qualquer uma das práticas mencionadas pela Presidência da Alerj no requerimento de informações. O secretário mantém relações cordiais com a Assembleia Legislativa do Rio de Janeiro, seus respectivos deputados".

 

Preocupação com acervo de Brizola
Reprodução
Publicidade
Castigado por goteiras, o arquivo do ex-governador Leonel Brizola estava apodrecendo. Parentes alugaram depósito para salvar o que restou. Os vídeos são digitalizados pelo neto, o vereador Leonel Brizola. A outra parte está no Uruguai.
 
Publicidade
Votação mobiliza deputados na Alerj
Projeto de Lei que propõe o Dia Estadual do Orgulho de Ser Travesti e Transexual será votado hoje. Oposição quer alterar nome para "Dia do Orgulho de Ser Humano".
Publicidade
 
Herança política de Marielle
Publicidade
A irmã de Marielle Franco, Anielle, não será candidata. Ela optou por comandar a Fundação criada pela família para preservar a memória da política assassinada.
Publicidade
PICADINHO
A Comlurb não encontrou nenhuma garrafa de vidro nas 2,9 toneladas de lixo recolhido em bloco de Claudia Leitte.
Publicidade
Mãe aos 51, Isabella Taviani lança álbum de inéditas depois de 6 anos. A Myllena, companheira dela, teve gêmeos.
O ministro Luiz Roberto Barroso, do STF, será o palestrante principal do evento da Aneprem no final de julho.
Publicidade
Você pode gostar
Comentários