Por Sidney Rezende
A cidade Campos dos Goytacazes, no Norte Fluminense, possui o maior eleitorado do interior do Estado do Rio. O município recebeu esse mês, no dia 13, a segunda menor participação especial de royalties de sua história, ou seja, R$ 5,873 milhões. Em relação ao repasse anterior (Novembro), registrou uma queda de 65,4%.
Apesar da crise financeira, já existem 11 pré-candidatos a prefeito. Entre eles, o atual prefeito Rafael Diniz (CD), os deputados federais Marcão (PL) e Wladimir Garotinho (PSD), os deputados estaduais Gil Viana (PSL) e Rodrigo Bacellar (SD), o presidente do PDT de Campos, Caio Vianna, e o presidente da Federação das Câmaras de Dirigentes Lojistas do Estado do Rio de Janeiro, Marcelo Mérida (PSC).

Neste início, em fase de pré-campanha, se destacam Caio Vianna e Wladimir Garotinho. Wladimir coloca em suas entrevistas que o pai não vai ocupar cargo em um eventual governo. Se ele for eleito, o pai vai ser um conselheiro, "porque não pode abrir mão da experiência de quem foi governador, prefeito duas vezes e deputado federal". Caio Vianna é filho do ex-prefeito Arnaldo Vianna, desafeto de Garotinho. O debate central é a saúde, que, apesar de ter um orçamento em torno de R$ 800 milhões, está sendo considerada um caos, com hospitais sucateados, greve de médicos e servidores. A partilha dos royalties é outro tema em debate. A avaliação do atual prefeito não é boa, mas ele detém a força da máquina pública. 
Publicidade
Pezão abriu a boca
Ex-governador Luiz Fernando Pezão
Ex-governador Luiz Fernando PezãoRicardo Cassiano/Agência O Dia
Seguindo orientação dos seus advogados, o ex-governador Luiz Fernando Pezão decidiu dar entrevista para a CNN Brasil, que iniciará suas transmissões no dia 9 de março. O novo canal de notícias conta que esta será uma das suas principais atrações da semana de estreia. 
Publicidade
Reeleição
O vereador Fernando William, nome histórico do PDT, estava inclinado a deixar a vida pública, mas voltou atrás e tentará a reeleição. William recebeu um abaixo-assinado de eleitores pedindo para ele ficar.
Publicidade
Vaquinhas
 O TSE já tem data para as vaquinhas começarem a funcionar. A arrecadação — incluindo campanhas virtuais — passa a valer a partir de 15 de maio. A novidade é que os candidatos não vão poder bancar integralmente suas campanha. O limite de autofinanciamento é de 10%.
Publicidade
PICADINHO
 Amanhã (1º), às 10h, em comemoração aos 455 anos do Rio, terá o Tour Bike Rio. O passeio de bicicleta passará pelos principais pontos da cidade.
Publicidade
O musical Emilinha ficará em cartaz no Teatro Cesgranrio, hoje (29) e no domingo (1º, último dia), às 19h.
O musical "Rua Azuza", ganhador do Prêmio Bibi Ferreira de revelação em 2019, vai se apresentar na igreja Ministério Apascentar de Nova Iguaçu, hoje (29), às 19h.