Campos e seus pré-candidatos

Por Sidney Rezende

Ex-governador Anthony Garotinho é pai de Wladimir, pré-candidato à prefeitura de Campos
Ex-governador Anthony Garotinho é pai de Wladimir, pré-candidato à prefeitura de Campos -
A cidade Campos dos Goytacazes, no Norte Fluminense, possui o maior eleitorado do interior do Estado do Rio. O município recebeu esse mês, no dia 13, a segunda menor participação especial de royalties de sua história, ou seja, R$ 5,873 milhões. Em relação ao repasse anterior (Novembro), registrou uma queda de 65,4%.
Apesar da crise financeira, já existem 11 pré-candidatos a prefeito. Entre eles, o atual prefeito Rafael Diniz (CD), os deputados federais Marcão (PL) e Wladimir Garotinho (PSD), os deputados estaduais Gil Viana (PSL) e Rodrigo Bacellar (SD), o presidente do PDT de Campos, Caio Vianna, e o presidente da Federação das Câmaras de Dirigentes Lojistas do Estado do Rio de Janeiro, Marcelo Mérida (PSC).

Neste início, em fase de pré-campanha, se destacam Caio Vianna e Wladimir Garotinho. Wladimir coloca em suas entrevistas que o pai não vai ocupar cargo em um eventual governo. Se ele for eleito, o pai vai ser um conselheiro, "porque não pode abrir mão da experiência de quem foi governador, prefeito duas vezes e deputado federal". Caio Vianna é filho do ex-prefeito Arnaldo Vianna, desafeto de Garotinho. O debate central é a saúde, que, apesar de ter um orçamento em torno de R$ 800 milhões, está sendo considerada um caos, com hospitais sucateados, greve de médicos e servidores. A partilha dos royalties é outro tema em debate. A avaliação do atual prefeito não é boa, mas ele detém a força da máquina pública. 

Pezão abriu a boca

Ex-governador Luiz Fernando Pezão - Ricardo Cassiano/Agência O Dia
Seguindo orientação dos seus advogados, o ex-governador Luiz Fernando Pezão decidiu dar entrevista para a CNN Brasil, que iniciará suas transmissões no dia 9 de março. O novo canal de notícias conta que esta será uma das suas principais atrações da semana de estreia. 

Reeleição

O vereador Fernando William, nome histórico do PDT, estava inclinado a deixar a vida pública, mas voltou atrás e tentará a reeleição. William recebeu um abaixo-assinado de eleitores pedindo para ele ficar.

Vaquinhas

 O TSE já tem data para as vaquinhas começarem a funcionar. A arrecadação — incluindo campanhas virtuais — passa a valer a partir de 15 de maio. A novidade é que os candidatos não vão poder bancar integralmente suas campanha. O limite de autofinanciamento é de 10%.

PICADINHO

 Amanhã (1º), às 10h, em comemoração aos 455 anos do Rio, terá o Tour Bike Rio. O passeio de bicicleta passará pelos principais pontos da cidade.
O musical Emilinha ficará em cartaz no Teatro Cesgranrio, hoje (29) e no domingo (1º, último dia), às 19h.
O musical "Rua Azuza", ganhador do Prêmio Bibi Ferreira de revelação em 2019, vai se apresentar na igreja Ministério Apascentar de Nova Iguaçu, hoje (29), às 19h.
Uma assinatura que vale muito

Contribua para mantermos um jornalismo profissional, combatendo às fake news e trazendo informações importantes para você formar a sua opinião. Somente com a sua ajuda poderemos continuar produzindo a maior e melhor cobertura sobre tudo o que acontece no nosso Rio de Janeiro.

Assine O Dia

Comentários