Conselheiros tutelares durante a posse no último mês de janeiro - Divulgação
Conselheiros tutelares durante a posse no último mês de janeiroDivulgação
Por Sidney Rezende

O Conselho Tutelar é um órgão municipal permanente e autônomo, responsável por zelar pelo direitos da criança e do adolescente. Existe uma guerra nos bastidores para ver quem se cacifa para os cargos. As eleições conturbadas para Conselho Tutelar em 2019 parecem estar intimamente ligadas às de 2020 para vereador. Depois de vários eleitos sofrerem impugnação por boca de urna na porta de escolas, a ajuda que alguns vereadores ou políticos deram aos apadrinhados estão na eminência de serem cobrados.

A prática é proibida, não cabe usar cargo público para alavancar votos para seus "preferidos". O Ministério Público Eleitoral pode denunciar e o TRE auferir tal conduta. Existem dois processos de cancelamento das eleições tramitando na 1ª e 2ª Varas da Infância e Juventude da capital.

Somente a área do Conselho Tutelar Laranjeiras, os cinco titulares foram impugnados temporariamente por prática de boca de urna na porta das escolas, cuja denúncia fora efetuada pessoalmente, ao MPRJ, por uma Juíza da vara cível. 

"FARTÔ TUDO"

Na intenção de colaborar com a coluna, amigos do presidente da Alerj esclarecem que o sítio onde se comemorou o aniversário de André Ceciliano, no sábado, em Seropédica, não pertence ao deputado, e sim ao amigo Fabinho; que a festa para 200 pessoas acabou reunindo 600. O chope servido foi fabricado em Nova Iguaçu; e o churrasco se resumiu a costela e linguiça, e acabou rápido. "Não foi 'fartura' e sim 'fartô tudo'", resumiu um convidado.

 

Dr. Sadinoel entra no PP
Da esq. para dir. (sentados): Dr. Luizinho; prefeito de Itaboraí, Dr. Sadinoel Oliveira Gomes Souza; ex-governador Francisco Dornelles; e o ex-secretário Christino Áureo. Em pé, presidente do Diretório municipal, Niodir Salles.
Da esq. para dir. (sentados): Dr. Luizinho; prefeito de Itaboraí, Dr. Sadinoel Oliveira Gomes Souza; ex-governador Francisco Dornelles; e o ex-secretário Christino Áureo. Em pé, presidente do Diretório municipal, Niodir Salles.Divulgação
Publicidade
Representantes do PP estiveram na casa de Francisco Dornelles, para a assinatura da filiação do prefeito de Itaboraí, Dr. Sadinoel.
Publicidade
Apoio de peso no PSOL para prefeitura
Chico Alencar, do PSOL
Chico Alencar, do PSOLAlexandre Brum / Agência O Dia
 Chico Alencar é um dos mais entusiasmados apoiadores da candidatura de Marcelo Freixo à prefeitura. "Ele tem densidade eleitoral, é expressão do novo autêntico, e não do 'novo' postiço, que tem se mostrado desastroso e carcomido", disse.
Publicidade
Doações por causa das fortes chuvas
Publicidade
 Por causa das enchentes no Rio, o vereador Major Elitusalem disponibilizou tendas em pontos da cidade para angariar doações para famílias desabrigadas.
Publicidade
Ricos e a Reforma tributária
Deputado Alessandro Molon: "Hoje, só os trabalhadores e a classe média pagam impostos. Os super-ricos praticamente não pagam nada. Isso tem que mudar". 
Publicidade
PICADINHO
Publicidade
Hemorio estará no VillageMall, hoje, de 10h30 às 15h, em campanha de doação de sangue.
TCE/RJ prorroga inscrições de concurso público para 13 de março e as provas serão 9 e 10 de maio. 
Publicidade
Deputado fluminense Otoni de Paula (PSC) foi indicado pelo presidente Bolsonaro para exercer a função de vice-líder do Governo na Câmara.
 
Você pode gostar
Comentários