David Miranda: 'O PSOL tem que voltar às suas raizes'

Por Sidney Rezende

Deputado federal David Miranda (PSOL)
Deputado federal David Miranda (PSOL) -

As manifestações pró-Bolsonaro e contra o Congresso e o Supremo Tribunal Federal no domingo reacenderam ainda mais na esquerda a urgência de discutir como os progressistas devem fazer para enfrentar os conservadores. O deputado David Miranda quer dentro do PSOL mais discussão e que o seu partido volte às suas "raízes". Ele explicou à coluna por que defendeu lançar sua pré-candidatura a prefeito do Rio, apesar da força de Marcelo Freixo dentro da legenda.

"A minha candidatura se propõe a estimular o espírito democrático do partido. Portanto, é uma decisão de resgate às raízes do PSOL, das discussões em auditórios e nas ruas. Somos a favor de uma aliança ampla que inclua o PT, mas que não esteja subordinada ao projeto lulista. Para o Rio, é urgente que o novo prefeito solucione a crise da Saúde, área tão prejudicada pela gestão trágica do Crivella".

David Miranda explicou, também, a necessidade de esclarecer o assassinato da vereadora Marielle Franco e do motorista Anderson Gomes. "Finalizar as investigações é um dever, uma obrigação. A busca por solução para o caso virou um campo minado em um estado em que o crime organizado tem se sentido à vontade para dominar".

O deputado também considera o combate às milícias algo de primeira necessidade. "A expansão da milícia, a política de Segurança de genocídio nas favelas e periferias e a crise da Saúde me preocupam muito. Mas há um desejo também que é ver meu Rio voltar a ser a cidade da diversidade. Tenho projetos de lei que ainda tramitam na Câmara de Vereadores e tenho atuado em Brasília em defesa do Rio".

 

Mais um de saída do MDB

Francisco Dornelles, Claudio Chumbinho e Doutor Luizinho - Divulgação

 Claudio Chumbinho, prefeito de São Pedro da Aldeia, assinou a ficha de filiação ao PP, comandado por Francisco Dornelles e por Doutor Luizinho.

Hugo Leal avisa: vice, jamais!

Hugo Leal - Divulgação

O pré-candidato à prefeitura do Rio pelo PSD, deputado Hugo Leal, rechaçou a possibilidade de desistir da disputa municipal deste ano. "Sem chance de retirar a candidatura e sem chance de ser vice de quem quer que seja!". 

Lacre das placas do Mercosul

 O deputado Dionísio Lins (Progressista) apresentou projeto de lei que determina a colocação de lacres identificadores nas placas do Mercosul.

PSD abraça a direita

A deputada estadual Alana Passos, ex-militar e bolsonarista radical, está com um pé fora do PSL e muito interessada em se filiar ao PSD, do senador Arolde de Oliveira. A meta é disputar a Prefeitura de Queimados.

 

UNE adia atos

União Nacional dos Estudantes adiou manifestações marcadas para hoje. A entidade voltará aos protestos quando houver mais clareza sobre o controle do coronavírus.

PICADINHO

 Acesso à Câmara de Nova Iguaçu ficará restrito a parlamentares, assessores e servidores até, pelo menos, dia 27.

SuperVia teve queda no número de passageiros por causa do coronavírus. Num só dia foram 76 mil a menos.

O escritor francês Jean-Michel Vives cancelou eventos que faria no Brasil, incluindo o Rio, de março a abril.

Comentários