Eduardo Paes - Armando Paiva
Eduardo PaesArmando Paiva
Por Sidney Rezende
 A sucessão municipal do Rio gerou um fenômeno curioso: o favorito para vencer a eleição é o que menos aparece no noticiário. Eduardo Paes, do DEM, é o pré-candidato mais discreto da disputa. Mas isto não significa que ele esteja parado. Um amigo conta que "ele continua se movimentando com maestria, conversando e articulando. Não existe um único dia em que ele não se reúna com algum político, seja pessoal ou virtualmente. E Paes tem uma característica rara: ele dá atenção ao político de menor importância. Pode ser um ex-vereador ou presidente de partido pequeno. Não importa. Sua capacidade de cooptar apoio é uma de suas maiores virtudes".
No olhar afiado do cientista político e professor titular do Instituto de Estudos Estratégicos da UFF, Eurico Figueiredo, Paes "por ter posição político-ideológica marcada pelo pragmatismo, sem viés partidário, escapará de provável polarização entre esquerda (Marcelo Freixo) e direita (Marcelo Crivella)". Ainda a seu favor, diz ele, "há memória, espalhada por toda a cidade, de suas obras para a Copa do Mundo (2014) e para os Jogos Olímpicos (2016). Ele poderá capitalizar esses feitos em comparação com seus prováveis e mais próximos competidores". Para Figueiredo, Paes "contou com boa avaliação de sua administração, ao sair da prefeitura em 2016. Poderá usar isso como fator de estímulo de sua candidatura. Seus competidores mais próximos não contam com esse capital político (Crivella é visto como inoperante pela maior parte do eleitorado, enquanto Freixo jamais ocupou cargo executivo nas administrações públicas)".
Publicidade
O professor da UFRJ, Paulo Baía, que estuda as corridas eleitorais desde a década de 80, entende que Eduardo Paes é "um ótimo candidato, talvez o único com condições de competitividade no embate com Crivella". 
Paes tem conseguido importantes vitórias na Justiça que ajudam a pavimentar sua caminhada para futura campanha. "Os delatores, sem exceção, deixaram claro que o Paes jamais pediu um tostão de propina", diz o amigo bem informado.. Dois exemplos atuais:  a Justiça do Rio absolveu o ex-prefeito da capital de uma acusação de fraude na contratação de serviços médicos na Jornada Mundial da Juventude (JMJ), em 2013, quando a cidade recebeu o Papa Francisco. E também foi inocentado de outra acusação de improbidade administrativa na ação sobre um suposto rombo deixado no caixa do Rio no fim de seu último ano de governo.
Publicidade
Ex-aliados vão à luta
Mais duas chapas se formam para as eleições de Nova Iguaçu. O coronel PM Roberto Penteado, ex-secretário Municipal de segurança, será vice do Dr. Letinho (Wellington Guimarães), do PSC, advogado militante na cidade. Outra chapa é formada pelo vereador Marcelo Lajes (PRTB), ex-aliado de Rogério Lisboa, vice do ex-deputado e empresário Cornélio Ribeiro (PRTB).
Publicidade
Apetite eleitoral
O Solidariedade, que não tinha representante na Câmara Municipal de Bom Jesus do Itabapoana, tem agora oito dos 13 vereadores do município. Efeito da abertura da janela partidária. Pior para o DEM, que perdeu três nomes e ficou sem vereador na Casa; também perderam PL, MDB, PTB, Republicanos e PRTB.
Publicidade
Ato virtual em defesa do jornalista
Hoje é Dia Nacional do Jornalista. Ainda mais em meio a uma pandemia, a informação de qualidade aparece como artigo de primeira necessidade. Entidades do setor de comunicação realizam logo mais, às 19h, no canal da APJor no YouTube um ato de valorização profissional. 
Publicidade
PICADINHO
Prefeitura do Rio oferece transporte gratuito para servidores da Saúde, Guarda Municipal e Assistência Social.

Ex-prefeito de Queimados, Max Lemos é o mais novo filiado do PSDB. 
Publicidade
A Associação dos Micro e Pequenos Empresários da Baixada Fluminense pediu a seus 300 filiados que façam doação de máscaras, álcool gel, sabão e água mineral para clínicas, hospitais e postos de saúde de toda a Baixada.