Economista cria plano de guerra contra a Covid-19

Paulo Rabello de Castro realizou estudo para avaliar efeitos econômicos da pandemia.

Por Sidney Rezende

Algumas lojas reabriram em Belford Roxo, Região Metropolitana do Rio, mesmo com a crise do Coronavirus, nesta terça-feira (31).
Algumas lojas reabriram em Belford Roxo, Região Metropolitana do Rio, mesmo com a crise do Coronavirus, nesta terça-feira (31). -
O economista Paulo Rabello de Castro, através de sua empresa de consultoria, realizou um estudo para avaliar os efeitos econômicos da pandemia do novo coronavírus no Brasil e no mundo. O programa chamado de "Retomada Consciente" é identificado com simbologias de confronto de guerra, com ilustrações de "força aérea", "com a imagem de helicópteros distribuindo recursos financeiros de modo horizontal, bem pulverizado e veloz"; "força naval", "que lança 'flutuadores' para fortalecer a travessia orçamentária na fase aguda da crise, mantendo a confiança das finanças públicas"; e "força terrestre", que "deflagrará um grande plano de investimentos e empregos que não vai esperar pelo fim do surto do Covid para definir toda a estrutura econômica brasileira". O programa mobiliza um valor próximo a R$ 1,4 trilhão, o dobro do valor anunciado pelo governo federal.

Entre as ações propostas pelo programa estão, segundo Rabello de Castro, apoiar os empresários, manter os empregos e os negócios. "Para isso, estabelecer a moratória de todos os tributos, em proporções de 20, 50 e 100%, conforme o grau de impacto do lock down. Fazer isso de modo negociado com os segmentos. Com isso não haverá multas, juros moratórios, e todos poderão retomar pagamentos no 2º semestre e adiante".

Outro ponto levantado pelo economista é o apoio à ciência e indústria de ponta instaladas no Rio. "Fomentar a Biopolis em torno do trabalho da Fiocruz e no Distrito Especial de Santa Cruz trazer os produtores de equipamentos biomédicos e eletrônicos de ponta sob condições mundialmente competitivas", sugere.

Além disso, Rabello de Castro propõe "solidarizar o setor público com a situação geral de contenção de despesas. Todas as despesas públicas devem ser revisadas e ajustadas. Boa parte da queda de impostos será absorvida pela contenção proporcional da despesa, sempre protegendo os salários e fornecedores menores".

Cultura: regras de reembolso

Deputado estadual Carlo Caiado - Reprodução/Facebook
Projeto de lei de autoria do deputado Carlo Caiado, em tramitação na Assembleia Legislativa do Estado do Rio de Janeiro, cria regras para o reembolso dos ingressos já comprados para eventos cancelados por conta da pandemia do coronavírus. Se aprovado, a proposta permite a devolução em dinheiro parcelado em 12 vezes, ou o crédito para reutilização em data posterior a ser agendada pelo espectador. 

Ajuda aos taxistas

O presidente da Câmara Jorge Felippe (DEM) solicitou ao prefeito Crivella auxílio para complementar a renda dos taxistas nesse momento de crise. O prefeito está propondo que parte dos recursos obtidos pela Operação Lava Jato sejam destinados para atender essa solicitação. 

Impacto da Covid-19 na eleição

O Tribunal Superior Eleitoral criou grupo de trabalho para acompanhar impactos da pandemia do novo coronavírus com vista às eleições municipais de outubro deste ano.

Preocupação com o Enem

O deputado estadual Waldeck Carneiro (PT), que é professor da UFF, disse ao secretário de Educação, Pedro Fernandes, que está preocupado com os alunos do terceiro ano do Ensino Médio no Exame Nacional do Ensino Médio. "O MEC manteve o Enem e isso pode prejudicar os estudantes, já que, se não houver validação dos dias letivos por conta da pandemia, ficarão em situação difícil".

PICADINHO

 Shoppings da Aliansce Sonae doarão máscaras a hospitais do Rio de Janeiro para apoio no combate ao coronavírus.
Famílias de alunos da rede estadual de educação receberão benefício para compra de alimentos.

A MRS Logística está distribuindo diariamente refeições em comunidades por onde seus trilhos passam: Mandela, Parque Arará, Jacarezinho e Bandeira 2.

Galeria de Fotos

Algumas lojas reabriram em Belford Roxo, Região Metropolitana do Rio, mesmo com a crise do Coronavirus, nesta terça-feira (31). Cléber Mendes
Algumas lojas reabriram em Belford Roxo, Região Metropolitana do Rio, mesmo com a crise do Coronavirus, nesta terça-feira (31). Cléber Mendes

Comentários