Romário é um dos três senadores que representam o Rio em Brasília - Marcos Oliveira/ Agência Senado
Romário é um dos três senadores que representam o Rio em BrasíliaMarcos Oliveira/ Agência Senado
Por Sidney Rezende
A Câmara dos Deputados aprovou, nesta segunda (13), por 431 votos a 70, o Projeto de Lei Complementar, substitutivo do deputado Pedro Paulo (DEM-RJ) ao projeto conhecido como Plano Mansueto, que prevê ajuda financeira da União a estados, Distrito Federal e municípios para o enfrentamento à pandemia de Covid-19. O texto segue para apreciação do Senado.

Justamente nesta Casa Legislativa é que o estado do Rio de Janeiro terá um grande problema pela frente. Os três senadores fluminenses estão alinhados com o Governo Federal e não estão dispostos a facilitar a vida do governador Wilson Witzel. São eles: Flávio Bolsonaro (Republicanos), Arolde de Oliveira (PSD) e Romário Faria (Podemos).

Um astuto analista da política brasileira com trânsito em todos os partidos nos contou que "a chance de vir qualquer recurso federal via governo estadual para o Rio é R$ 0,00". Na avaliação dele, o projeto aprovado na Câmara não passa como está no Senado.

Ele ilustrou que a raiva que o presidente tem do governador do Rio é um problema a mais. "Imagine um mergulhador que não pode nadar em águas profundas, só rasas. E o único acessório disponível é um snorkel, aquele tubo ligado a uma máscara de mergulho. O nadador olha o fundo, assiste tudo, mas só respira próximo à superfície. Pois é, o Jair quer botar o dedo no único canal que entra oxigênio", disse.

Os senadores Flávio Bolsonaro e Arolde de Oliveira, que é pastor evangélico, farão o que o Planalto determinar. E Romário, do Podemos, também. O ex-craque fez indicações tanto no Governo Federal como Municipal, comandado pelo prefeito Marcelo Crivella.
Romário, mais Romário do que nunca, disse à coluna: "Sempre irei votar a favor do Rio de Janeiro. Sou senador do Rio e para o Rio. Não é de hoje que nosso Estado sofre com crises. Mas no que depender do meu mandato vou marcar mais esse gol em defesa do nosso Rio de Janeiro".
Publicidade
Coronavírus: compras emergenciais
Martha Rocha é candidata do PDT à Prefeitura do Rio
Martha Rocha é candidata do PDT à Prefeitura do RioJulia Passos/Alerj
A deputada Martha Rocha (PDT) encaminhou um requerimento de informações para que a Secretaria estadual de Saúde esclareça as compras emergenciais realizadas para o enfrentamento ao coronavírus. Entre as perguntas, quantos testes para detecção do Covid-19 foram adquiridos, quais as empresas contratadas, além das cópias de todos os contratos assinados e editais. "A transparência é fundamental e não podemos permitir irregularidades no processo". 
Publicidade
Caco Ciocler pede 1%
Caco Ciocler
Caco Ciocler Dessa Pires
O ator Caco Ciocler está mobilizando políticos, empresários, artistas, amigos e fãs para "lotarem as redes sociais com o pedido de 1% dos lucros das empresas para doação em favor da criação de leitos para atender vítimas do coronavírus". 
Publicidade
Lista de filiados
Os 33 partidos políticos registrados no Tribunal Superior Eleitoral (TSE) têm até esta quarta-feira (15) para atualizar a lista de filiados, por meio do Sistema de Filiação Partidária (Filia). As listas devem conter a data de filiação, o número do título e o nome do filiado. 
Publicidade
Hospitais e institutos federais
A Defensoria Pública da União (DPU) e o Ministério Público (MPF) cobram da União a contratação para os hospitais e institutos federais e a destinação de mais leitos à rede de assistência à Covid-19 no Rio de Janeiro. 
Publicidade
PICADINHO
MPRJ tem recomendação atendida pela Prefeitura de São João da Barra para interromper obras não emergenciais no Porto do Açu para evitar aglomeração. 
Publicidade
A Ocyan, em parceria com a UFRJ (campus Macaé), doará 200 lâminas de acetato para confecção de máscaras para uso e proteção dos profissionais de saúde.
O projeto Diamantes na Cozinha, do chef João Diamante, que reúne alimentos, roupas e produtos de higiene pessoal para doação em comunidades, ganhou mais um ponto de coleta: a Casa & Gourmet, em Botafogo.