Categorias querem tratar de recuperação fiscal, progressões na carreira e outros temas com o governador Wilson Witzel - Gilvan de Souza
Categorias querem tratar de recuperação fiscal, progressões na carreira e outros temas com o governador Wilson WitzelGilvan de Souza
Por Sidney Rezende
O governador do Rio, Wilson Witzel, e o presidente da Assembleia Legislativa, André Ceciliano, estão com Covid-19. A hora não poderia ser pior.

Witzel se recupera no Palácio Laranjeiras. "Eu fiz uma tomografia, meu pulmão não foi tão atingido, o contágio foi pequeno. Mesmo assim, tive muita febre, muita tosse. Tenho passado a noite acordando com essa tosse. Realmente uma doença que não é igual a qualquer outra. Não é uma gripe muito fácil de se superar", disse o governador nas suas redes sociais.

Os dias têm sido tensos. A exoneração do presidente do Detran-RJ, Antônio Carlos dos Santos, nesta quinta-feira, 16, e a voracidade de alguns políticos em influir no órgão agitaram a política fluminense.

Com o ar pesado, outros acontecimentos mexeram no tabuleiro. O deputado Alexandre Knoploch (PSL) entregou a função de primeiro vice-líder de governo na Alerj. Ele fez a comunicação ao governador por telefone e disse que a decisão foi tomada "por não concordar com as práticas atuais do governo estadual".

Indagado, Knoploch resistiu em dar detalhes, mas deixou escapar que "não lhe agrada e nem ao PSL a forma de condução no relacionamento do Palácio com os deputados, do Secretário da Casa Civil, André Moura".

"Quero que o governo dê certo!", disse o deputado. "Só que eu não me senti à vontade de continuar. Não vou para a oposição, até porque se eu for para oposição seria um estrago incalculável". Na Alerj, em meio a esta tensão, o assunto Detran pegava fogo entre os parlamentares. O deputado do Republicanos Dr. Serginho enviou uma nota a este colunista dizendo que rechaça quem pense que ele quer cargos no Departamento. "Desse governo, eu quero o impeachment do governador e nenhuma outra relação. Não tenho e não quero cargos, e espero que qualquer outro colega não dê outra destinação à CPI, que serei presidente e conduzirei com todo rigor. Não tenho e nunca terei acordo com esse governo. Na clara divisão entre a bancada do PSL, continuei como líder da bancada bolsonarista, em detrimento desse governo que ofereceu de tudo aos que quisessem ficar ao seu lado". 
Covid-19: Pastora pede cuidado
Deputada Mônica Francisco (PSOL)
Deputada Mônica Francisco (PSOL)Divulgação
Publicidade
A deputada Mônica Francisco (PSOL) é pastora evangélica e não concorda com aglomeração em igrejas e templos. "Fomos contra o chamamento de Bolsonaro, o Estado é laico. Somos contra os que incentivam as pessoas a se aglomerarem. Nosso papel, como pastora, é no sentido de diminuir o efeito do coronavírus". 
FHC e a nova guerra 
Publicidade
O ex-presidente Fernando Henrique, em debate mediado pelo Cebri no YouTube, ao lado de Marcos Azambuja e José Pio Borges, para poucos inscritos, falou sobre um impacto mundial entre EUA e China, nesta guerra pelo poder que já começou em função da tecnologia. 
Central da Covid-19
Publicidade
O vereador Célio Lupparelli (DEM) apresentou projeto de lei que cria uma central telefônica na rede municipal de Saúde pela qual os familiares dos internados poderão obter informações dos pacientes durante a pandemia. O mesmo projeto foi apresentado na Alerj pelo deputado Carlo Caiado (DEM), mas a nível da rede estadual de saúde. 
PICADINHO
Publicidade
Câmara de Nova Iguaçu suspende até dia 30 de abril expediente presencial e sessões ordinárias. 
Governo do Estado repassa R$ 94 milhões para as prefeituras fluminenses. Recursos são relativos à arrecadação de IPI, IPVA e ICMS.
Publicidade
Por causa do coronavírus, profissionais de saúde do Rio que, por medida de segurança, preferem não voltar para casa, podem participar da campanha promovida pelo VisitNow, que dá hospedagens com desconto em hotéis da cidade.
Abril marrom alerta as prevenções e causas da cegueira. Campanha tem por objetivo reduzir a incidência dos problemas da visão.