Ministério Público do Rio - Fernando Frazão/Agência Brasil
Ministério Público do RioFernando Frazão/Agência Brasil
Por Sidney Rezende
A pandemia do coronavírus trouxe a suspeita que contratos sem licitação que têm o propósito de dar agilidade no enfrentamento da doença abram brechas para corrupção. Órgãos fiscalizadores estão se fortalecendo através de parcerias e convênios para identificar o que, internamente, são chamados de "ladrões do dinheiro do povo".

O Ministério Público do Estado e o Tribunal de Contas do Município do Rio já assinaram documentos e vão realizar juntos ações integradas de fiscalização e controle.

A 2ª Promotoria de Justiça de Armação dos Búzios já está na rua. Ela pediu esclarecimentos sobre supostas irregularidades em dispensa de licitação e contratação de uma empresa que estaria "apta" para o fornecimento de 19 mil cestas básicas. O MP diz que a empresa contratada foi criada em agosto de 2019 e não funciona no local indicado em seu contrato social, sendo gerida, de fato, por sócios de outra companhia, que já está sendo investigada por fraudes em outra licitação.

De acordo com o blogueiro Ruben Berta, uma gráfica criada em 2010 se transformou numa empresa de limpeza e foi contratada, sem licitação, para alugar carros para a prefeitura do Rio de Janeiro. A Secretaria municipal de Ordem Pública (Seop) vai pagar R$ 1,5 milhão pelo fornecimento de 19 veículos que serão utilizados pela Defesa Civil.

E no estado, depois de denúncias da imprensa sobre irregularidades nos contratos de montagem do hospital de campanha no Rio, o governador Wilson Witzel determinou à Controladoria do Estado e à Polícia Civil que realizem investigações que possam detectar irregularidades.

Como se vê, não será tão fácil praticar irregularidades nestes tempos de pandemia. 
Depois da porta arrombada
Washington Reis, prefeito de Caxias
Washington Reis, prefeito de CaxiasGabriel Mendes/Divulgação
Publicidade
Os oposicionistas ao prefeito de Caxias, Washington Reis, dizem que acusarão na campanha a negligência do governante no enfrentamento ao coronavírus. Eles contam que Reis só determinou o uso obrigatório de máscaras de proteção facial depois que ele próprio testou positivo para doença e o número de casos havia disparado. 
Santa Casa à míngua
Publicidade
Cariocas gostariam que a Santa Casa, na rua Santa Luzia, fosse recuperada para atender vítimas do Covid-19, já que contou no passado com 600 leitos e 52 enfermarias. Fechada desde o 2014, cracudos tomaram conta do local e as traças destruíram boa parte das instalações. 
Condenado novamente
Publicidade
O ex-prefeito de Seropédica Darci dos Anjos Lopes foi condenado por improbidade administrativa e terá que pagar uma multa equivalente a dez vezes o valor do subsídio que recebia quando estava no cargo, além de ter suspensos os seus direitos políticos pelo prazo de cinco anos. A decisão é do juiz Guilherme Grandmasson Chaves, da 2ª Vara de Seropédica. Esta é a segunda vez que o político é condenado por improbidade administrativa. 
PICADINHO
Publicidade
RioSolidário faz campanha para compra de equipamento de proteção individual para profissionais de saúde: www.benfeitoria.com/riosolidario.

Resolução do TSE permitirá voto de cerca de 2,5 milhões de eleitores que não compareceram à revisão biométrica.

Secretaria municipal de Cultura do Rio faz campanha para ajudar artistas prejudicados pela pandemia. É possível doar alimentos não perecíveis, de 10h às 18h, na Cidade das Artes, em sistema Drive Thru. Eles serão destinados ao projeto Arte Vida Arte, da Cidade de Deus.