Paulo Baía - Acervo pessoal
Paulo BaíaAcervo pessoal
Por Sidney Rezende

Ontem (28), estreamos nossa Live no Instagram de O Dia Online com uma conversa com o professor da UFRJ e cientista político Paulo Baía. Tratamos de política nacional e fluminense, com atenção especial às próximas eleições municipais. Para Baía, o atual prefeito do Rio, Marcelo Crivella, e o ex-prefeito Eduardo Paes são fortes candidatos para disputa em um pleito que deverá contar com uma grande divisão de votos entre todos os concorrentes, incluindo ainda Marcelo Freixo, Martha Rocha e Eduardo Bandeira de Mello. Na avaliação dele, "não deverá ser uma disputa polarizada no primeiro turno".

Ele chama atenção para a importância dos votos vindos da chamada "nova Zona Oeste", que compreende bairros como Bangu, Deodoro, Realengo, Santa Cruz e Sepetiba. "Minha tese é que a nova Zona Oeste vai definir a eleição. A Zona Oeste reconfigurada, onde a candidatura de Crivella é forte. Ele já estava bem antes da ligação com o Bolsonaro. Mas, diferentemente do presidente, Crivella foi pragmático para enfrentar o coronavírus, está agindo, teve sucesso nos hospitais de campanha, insistiu na questão do isolamento, seguiu bem as orientações do Ministério da Saúde e até do secretário estadual de Saúde, Edmar Santos. O Eduardo Paes também é bem lembrado na região, mas a grande questão é a associação do nome dele com o Cabral, Lula e Picciani. Ainda não dá para saber se esse ponto vai ferir de morte a campanha do Paes", analisa Baía.

Apesar de considerar a Zona Oeste uma região estratégica nas eleições, o cientista político deixa claro que todo voto deve ser levado em consideração. "Numa eleição majoritária, eu falo que a Zona Oeste vai ser decisiva, mas o candidato tem que pensar também nas Zonas Sul e Norte".

 

Segue a novela Siciliano
Publicidade
A Secretaria Geral do Podemos no Estado RJ informa que "não considera o vereador Marcello Siciliano pertencente ao seu quadro de filiados e tão pouco figurará como pré-candidato a vereador por esta agremiação. O próprio vereador comunicou à Câmara Municipal sua filiação ao PP e deu ampla divulgação na imprensa à sua mudança partidária". 
 
Publicidade
Mais médicos na rede de creches
Está em tramitação na Câmara de Barra Mansa, um Projeto de Lei do vereador Renatinho, que propõe a criação do Programa Médico nas Creches, que tem o objetivo de prevenir doenças infantis por meio de atendimento mensal em toda a rede municipal. 
Publicidade
Mudanças de hábito
Publicidade
Levantamento do Instituto Fecomércio de Pesquisas e Análises (IFec RJ) com cidadãos fluminenses revela que, para 54,8% da população, suas decisões de compra foram suspensas. Para outros 17,6%, suas compras foram adiadas para o segundo semestre, e 11% postergaram para o mês de maio. 
Publicidade
PICADINHO
Em tempos de isolamento social, a Defensoria do Rio faz mediação por chamadas em vídeo. Ferramenta já em uso na instituição dá continuidade ao trabalho voltado à solução de conflitos sem ações na Justiça.
Publicidade
A Ternium Brasil e a Firjan firmaram acordo para consertar 68 respiradores que estão fora de uso nos Hospitais Municipais Pedro II (Santa Cruz) e Ronaldo Gazolla (Acari).
Cerveja Therezopólis arrecadou 2 toneladas de alimentos em ação social no último sábado. 
Publicidade
Você pode gostar
Comentários