Aspásia Camargo - Reprodução/Facebook
Aspásia CamargoReprodução/Facebook
Por Sidney Rezende
Esta semana, reproduzimos na coluna indagação de postulantes a candidatos tucanos sobre o paradeiro da professora Aspásia Camargo, tida por eles como sendo ainda presidente do partido na cidade do Rio. O título parecia divertido, mas nem tanto: "Cadê você?". Sempre vibrante e educada, Aspásia enviou ao colunista detalhes sobre sua agenda de trabalho:
"Sidney, pedi demissão do cargo de presidente municipal do PSDB do Rio, no dia 23 de março de 2020, em WhatsApp ao presidente estadual do PSDB do RJ, Paulo Marinho. A rigor, jamais exerci a função que assumi para assessorar o candidato Bebianno. Surpreende-me, porém, que o grupo que comandava o partido e que o levou ao desastre político e eleitoral possa reclamar de quem quer que seja nas circunstâncias em que vivemos, sem nenhum deputado federal que sequer nos dê cobertura financeira para atividades políticas e educacionais, como as que venho solicitando para fazer funcionar o Instituto Teotônio Vilela (ITV). Produzi vários documentos importantes e desenvolvi debates com a juventude e com os delegados do partido - coisa pouco usual por aqui. Lembro, inclusive, que, no período anterior, quem pagava as despesas do ITV não era o partido, mas o abnegado Nassim, presidente do ITV. Ele pagava de seu próprio bolso. Dias melhores virão. Abs., Aspasia Camargo".
Publicidade
Para quem quiser saber mais, ela não será candidata à vereadora pelo PSDB na eleição de 2020 e nem estará participando de qualquer campanha política. Ela irá se dedicar ao ITV. 
A força dos bancos
Vereador Babá
Vereador BabáReprodução
Publicidade
O projeto do vereador Babá e da bancada do PSOL que pedia a suspensão do pagamento da dívida da Prefeitura com os bancos foi derrotado pela maioria dos parlamentares. O argumento é que a Prefeitura não poderia dar "calote" nos bancos. Até o final do ano, somente três receberão meio bilhão de reais.
Lei de Diretrizes Orçamentárias
Publicidade
A Câmara de Vereadores do Rio decidiu que as audiências públicas sobre a Lei de Diretrizes Orçamentárias também serão online a partir deste mês. Além das sessões plenárias virtuais, serão mantidas as outras reuniões, como acontecia presencialmente, com técnicos e secretários do Executivo. 
Saídas para a cultura latina
Publicidade
A secretária estadual de Cultura, Danielle Barros, participará de uma palestra, em espanhol, da Sociedade das Américas/Conselho das Américas (AS/COA) sobre os efeitos da pandemia do novo coronavírus no cenário artístico do continente. Estão confirmadas a presença do secretário de Cultura de Buenos Aires, Enrique Avogadro, e o diretor de cultura de Montevidéu, Ramiro Pallares. 
PICADINHO
Publicidade
Para diminuir impactos da pandemia, marcas do setor pet se unem e vão doar 40 toneladas de ração para 14 ONGs do Brasil.

Porto do Rio de Janeiro terá vacinação contra gripe para portuários e caminhoneiros, nesta terça-feira (5), das 9h às 16h.

A Domino’s Pizza vai doar mais de 5 mil pizzas para unidades de saúde nas cidades onde atua, nas cinco regiões do país. A promoção 2x1 Solidária vale para este fim de semana.