Felipe Santa Cruz - Tomaz Silva/Agência Brasil
Felipe Santa CruzTomaz Silva/Agência Brasil
Por Sidney Rezende
O presidente da Ordem dos Advogados do Brasil, Felipe Santa Cruz, conversou ontem (4) com nossa coluna em live realizada pelo Instagram de O Dia Online. Entre os assuntos abordados, o advogado falou sobre a atuação das milícias no Rio de Janeiro. "Perigosíssimo. Estamos denunciando isso já não é de hoje. Aqui no Rio de Janeiro, que é um caso mais agudo, mas no país inteiro. Nos preocupa a permanente disputa na opinião pública, como se a milícia fosse um mal menor em relação ao crime. Nós já sabemos que, instalada a milícia, nada mais é do que crime. À margem da lei, não há salvação. É o crime que vai da construção urbana à exploração de serviços concessionários, passa por exploração de segurança, passa pelo controle do narcotráfico. Então, é uma batalha do Brasil contra o seu atraso, contra a pobreza, que oprime boa parte da população. E cabe ao Estado, às forças de segurança, esse combate", disse.

Santa Cruz também respondeu sobre se a mudança na superintendência da Polícia Federal do Rio de Janeiro pode interferir na apuração do caso Marielle Franco e nos processos que envolvem os filhos do presidente Bolsonaro. "Eu seria cabotino se eu dissesse que não têm chances disso acontecer. Qualquer adulto, qualquer profissional da minha área dirá que há chances disso acontecer. Eu acredito que vá acontecer? Espero que não. Nunca errei em confiar em boa parte desse corpo técnico da Polícia Federal, da Polícia Civil do Rio de Janeiro, que vem fazendo também o seu trabalho, e eu espero que interferências políticas não tenham êxito, não consigam, porque todos nós queremos saber quem foram os mandantes desse crime bárbaro e é uma ferida aberta na sociedade brasileira".  
Tomógrafo Universal - 2
Publicidade
A coluna de sábado trouxe a explicação da prefeitura do Rio com as razões que a levaram a instalar um tomógrafo na área externa do templo da Igreja Universal, na Rocinha. Mesmo assim, entraram com representação de improbidade administrativa contra o prefeito Marcelo Crivella os vereadores Brizola Neto, Tarcísio Motta e Paulo Pinheiro. E os moradores da Rocinha entraram com Ação Popular.
Resposta da Prefeitura: "Sobre Tomografia na igreja: foi baixado o decreto 47.312, que em seu Art 5º, XXV, da CR/88, torna possível esse tipo de uso de área, a partir de requisição administrativa.
A requisição administrativa de uso do pátio da igreja para instalação do tomógrafo na Rocinha foi feita pela Secretaria de Infraestrutura, Habitação e Conservação.
O tomógrafo que está sendo montado no estacionamento da igreja é uma instalação provisória, que ficará pronta no início da próxima semana. O objetivo é atender a região nesse período de pandemia, quando o diagnóstico rápido é fundamental para salvar vidas. Depois, os tomógrafos serão direcionados a unidades de saúde do município, em caráter permanente.
O critério de escolha dos locais para montagem dos tomógrafos levou em consideração a infraestrutura para instalação rápida dos equipamentos e a proximidade do metrô".
Publicidade
Pedro Paulo aciona Crivella
O deputado Pedro Paulo (DEM) vai entrar com uma representação no Ministério Público Estadual e no MP Federal por crime de responsabilidade, improbidade administrativa, malversação de recursos públicos e gestão temerária contra a Prefeitura do Rio. Ele vistoriou quatro hospitais com vagas ociosas na rede pública. Ao todo, existem 1.840 vagas ociosas, que poderiam estar funcionando.
Publicidade
Mais médicos
O deputado Rodrigo Amorim (PSL) convenceu o governador Wilson Witzel a convocar 104 profissionais de saúde para o Hospital Universitário Pedro Ernesto, da Uerj, a fim de trabalhar na pandemia da Covid-19. Os novos profissionais também servirão na Policlínica Piquet Carneiro.
Publicidade
PICADINHO
CCJ da Alerj aprovou projeto que impede descontos bancários do auxílio emergencial de R$ 600. Proposta foi apresentada pela deputada Rosane Felix (PSD).
Publicidade
Instituto Invepar entrega mais 21 toneladas de alimentos e produtos de limpeza em comunidades cariocas.
Coordenadoria da Diversidade Sexual do Rio recebe doação de cestas básicas da Impulse Rio. Os alimentos serão repassados a LGBTs em vulnerabilidade social que moram na cidade do Rio de Janeiro.