Centro de Triagem em Santa Maria Madalena - Reprodução
Centro de Triagem em Santa Maria MadalenaReprodução
Por O Dia
A coluna recebeu nota de esclarecimento e cópias de documentos da prefeitura de Santa Maria Madalena em resposta à informação veiculada na edição desta quarta-feira (20), na Coluna Informe do Dia, dando a entender que o prefeito Beto Verbicário teria autorizado a montagem da tenda exposta em foto, para atender suspeitos da Covid-19 ao custo de R$ 1.000.000,00. A prefeitura nos enviou a seguinte mensagem:

"Esclarecemos que isso não procede. Desde o início da pandemia, a Secretaria municipal de Saúde, juntamente com a direção do Hospital Basileu Estrela, tomaram todas as medidas necessárias para que houvesse um atendimento diferenciado aos pacientes que apresentassem sintomas dessa doença.

Desta forma, isolaram o prédio anexo ao referido hospital, com entrada independente da entrada principal do Hospital, criando ali um atendimento com profissionais da saúde para atendimento exclusivo naquela aérea, com consultórios, 6 enfermarias com isolamento, 4 aparelhos respiradores com monitoramento, bem como todos os demais equipamentos, insumos, medicamentos, e material de limpeza.

Após essas ações, nosso município foi contemplado com recursos oriundos da Assembleia Legislativa, repassados via Secretaria Estadual de Saúde e regulamentados pela Resolução SES 2023 de 30 de março, no valor de R$ 1.000.000,00. Ainda recebemos a Nota Técnica SGAIS/SES de 23 de marco de 2020, que instruiu os municípios na correta utilização desses recursos. O referido recurso foi repassado ao município no dia 07/04/2020.

Buscando seguir as orientações dos documentos acima informados, bem como as recomendações dos diversos órgãos de fiscalização como TCE, MP, Defensoria Pública, dentre outros, estamos junto aos demais setores da prefeitura buscando adquirir serviços, equipamentos, insumos dentro do que estabelece a Legislação vigente, buscando preços adequados por saber que nesse momento ainda existem aqueles que tentam se aproveitar dos momentos difíceis para ter facilidades, motivo pelo qual ainda não gastamos o referido recurso.

Com relação à tenda publicada, atendendo às instruções da Nota Técnica, conforme pode ser verificado no Anexo 1 da Nota, a mesma foi instalada pela direção do Hospital por se tratar de um espaço aberto, com ventilação. Dessa forma esperamos, ter esclarecido os fatos e que nos seja dada a mesma atenção para a correção da matéria já veiculada, que muito nos causou transtornos, em especial à figura pessoal do prefeito".