Eleições - Divulgação / TSE
EleiçõesDivulgação / TSE
Por Sidney Rezende
A doença do coronavírus (Covid-19) é somente o mais urgente problema que temos que enfrentar neste momento, além de tantos outros que já existiam antes da pandemia. Se olharmos para nossas cidades, esta doença infecciosa nos mostra que temos que saber escolher bem nossos prefeitos e vereadores na próxima eleição. Quando será a data exata do pleito, torna-se secundário. Sabemos que o TSE estuda o melhor dia, ainda este ano. Pois bem, o eleitor não tem escapatória, ele é obrigado a votar no melhor candidato a prefeito.
Para ajudar o eleitor a decidir quem escolher para liderar a cidade do Rio de Janeiro pós-pandemia, O Dia vai trazer lives diárias em suas plataformas digitais com entrevistas com todos os pré-candidatos. Saúde, educação, transporte e os planos concretos para melhorar a cidade estarão em pauta na conversa. Faça perguntas, cobre cada um deles. Este colunista será o moderador destes encontros, que começa hoje, às 15h, em facebook.com/odiajornal.
Publicidade
A abertura da série de entrevistas será com o presidente do Tribunal Regional Eleitoral, Cláudio Brandão. Até o momento, os pré-candidatos confirmados são: Eduardo Paes (DEM), Cristiane Brasil (PTB), Eduardo Bandeira de Mello (REDE), Brizola Neto (PCdoB), Hugo Leal (PSD), Marcelo Calero (Cidadania), Fred Luz (NOVO), Martha Rocha (PDT), Glória Heloiza (PSC), Paulo Messina (MDB), Renato Cinco (PSOL), Clarissa Garotinho (PROS) e Rodrigo Amorim (PSL).
Entra e sai de cargos
Publicidade
No Diário Oficial do dia 3 de abril foram exonerados sete pré-candidatos a vereador que eram, até então, secretários e subsecretários da prefeitura de Volta Redonda. No mês seguinte, estes mesmos sete pré-candidatos foram recontratados como assessores com gratificações de 50%, o que não é permitido pela lei de desincompatibilização.
Nota de esclarecimento da Prefeitura de Volta Redonda:
Publicidade
A Prefeitura de Volta Redonda esclarece que a nomeação dos ex-secretários e ex-subsecretários foram canceladas, ainda no mês passado, a pedido dos próprios, sem custo aos cofres municipais. As descompatibilizações dos mesmos dos cargos de secretários foram efetuadas dentro do prazo legal para quem disputaria cargo eletivo. E os mesmos seriam nomeados assessores em outras pastas, tendo assim o afastamento de fato da função ocupada anteriormente. O objetivo era que pudessem colaborar por mais tempo com a cidade na administração municipal.
A Prefeitura também informa ainda que mesmo que o ato tivesse sido mantido haveria economia do dinheiro público, tendo em vista que salário de secretário é maior que o de assessor. Não houve nomeação simultânea de novos secretários, sendo as pastas acumuladas por outros secretários, ou assumidas por subsecretários de forma interina.
Jornalistas agredidos
Publicidade
Seminário virtual sobre liberdade de imprensa e segurança de jornalistas, na quarta (27), terá a presença do ministro do STF Alexandre de Moraes, do procurador-geral da República, Augusto Aras, do presidente da OAB, Felipe Santa Cruz, e da jornalista da Folha Patrícia Campos Mello. Será o lançamento do convênio entre a OAB e a Abraji para orientar jornalistas agredidos pela internet. 
Não convidem para a mesma mesa
Publicidade
O ex-ministro do Meio Ambiente e atual deputado estadual Carlos Minc está revoltado com Ricardo Salles, o atual da pasta. "Falta de sensibilidade. Salles prefere aprovar barbaridades ao invés de contribuir para o fim da pandemia. Não tem condições éticas e morais, e confessou a sua sordidez e pequenez da forma mais cínica e fria possível. Realmente é um sujeitinho asqueroso. Saudades dos ruralistas que eu enfrentava há 12 anos. Pelo menos era às claras", afirmou. 
PICADINHO
Publicidade
A Lamsa registrou queda de 65% em acidentes na Linha Amarela entre 2010 e 2019. Para comparação, no mesmo período, houve crescimento de 33,8% da frota carioca.

Inscrições para o Programa Jovem Aprendiz dos Correios vão até a próxima sexta (29). Podem participar estudantes entre 14 e 22 anos e cursem, no mínimo, o 6º ano do Ensino Fundamental.

Maricá inaugura laboratório com UFRJ para realizar 300 testes por dia da Covid-19. Laboratório de Diagnóstico Molecular no Posto de Saúde Central fica no centro da cidade.