Paulo Rabello de Castro: "O recomeço será do zero. Não basta prometer gestão e competência. Coragem, criatividade, exemplo, ética e firmeza para refazer o Rio" - Fernando Frazão / Agência Brasil
Paulo Rabello de Castro: "O recomeço será do zero. Não basta prometer gestão e competência. Coragem, criatividade, exemplo, ética e firmeza para refazer o Rio"Fernando Frazão / Agência Brasil
Por Sidney Rezende
O economista Paulo Rabello é um dos pré-candidatos do PSD à Prefeitura do Rio. O outro é o deputado Hugo Leal. Rabello participou de uma entrevista em live ontem do Jornal O Dia. Se for eleito, o economista pretende trazer "10 prêmios Nobel" para o Rio. Entre os assuntos, Rabello falou sobre o que pensa em fazer na área da educação. Para isso, o economista revelou, em terceira pessoa, seus atributos para tratar do assunto. "Curricularmente, o Paulo Rabello, ele é antes de ser presidente do IBGE, presidente do BNDES, um economista conhecido nacional ou internacionalmente, eu sou professor. Gosto de dar aulas, de ser professor. Fui professor durante algum tempo no exterior, e também na escola de pós-graduação em Economia da Fundação Getúlio Vargas, lecionei brevemente na PUC, e, portanto, ninguém melhor que alguém como o Paulo Rabello para dizer que confia no processo educacional", disse o pré-candidato.

Apesar das atribuições municipais serem os ensinos básico e fundamental, o economista quer desenvolver centros de alta tecnologia para jovens. "Apesar da responsabilidade ser até o ensino fundamental, quando eu falo dos centros de alta tecnologia, eu como pesquisador, como PhD, como alguém formado até o último grau, vou atrair pelo menos 10 prêmios Nobel para estarem residindo, lecionando e pesquisando permanentemente no Rio de Janeiro. Além de estimular pesquisa em nossos excelentes centros de pesquisa, existe um efeito de demonstração para essa juventude para dizer 'olha, existe um grande mundo da ciência. O mundo do século 21 é do big bang tecnológico", falou Rabello.

Segundo o pré-candidato, os centros de tecnologia terão uma conjugação pragmática com o trabalho. "Ultrapassa o ensino escolástico, convencional, para ir direto para a atividade fim. É o indivíduo que às vezes mal sabe ler e escrever, então ele vai ser aculturado rapidamente nas tarefas fundamentais da matemática, do português, de ciências, sempre eventualmente uma língua estrangeira. Não esquecer a dimensão internacional do Rio. Se eu puder ter 80% dos jovens arranhando bastante bem um inglês, isso vai ser para mim uma grande vitória, porque o inglês hoje é a porta de entrada da comunicação. Então, é um processo. E aprenderem a trabalhar". 
Live com Cristiane Brasil
Publicidade
A ex-deputada federal Cristiane Brasil, do PTB, é a convidada de hoje, às 15h, da live promovida pelo O Dia. Você pode participar e fazer sua pergunta. Assista em facebook.com/odiajornal e no youtube.com/tvodia. Participe! 
Central do Coronavírus
Célio Lupparelli
Célio LupparelliDivulgação
Publicidade
Foi aprovado, em segunda discussão, o Projeto de Lei 1780-A/2020, que cria, na rede pública do município, a Central do Coronavírus. A ideia da proposta, de iniciativa do vereador Célio Lupparelli (DEM), é que a central forneça informações sobre as condições de saúde dos pacientes internados aos seus familiares. O projeto segue à sanção do prefeito. 
Gastos geram discórdia em Mesquita
Publicidade
A Prefeitura de Mesquita publicou, no Diário Oficial do último dia 26, a homologação de um processo licitatório, no valor de R$ 3,734 milhões, para a compra de equipamentos de monitoramento e informática, como câmeras e softwares para equipar a Guarda Municipal. Mas a oposição discorda: "Mesquita continua sem nenhum leito de UTI ou unidade para atendimento 24 horas, a não ser a UPA, que é gerida pelo Governo do Estado", diz.
Suspenso recesso da Câmara do Rio
Publicidade
A Câmara Municipal do Rio terá autoconvocação no mês de julho e decidiu suspender o recesso parlamentar do legislativo carioca no meio do ano, como é previsto regimentalmente. “Em meio à pandemia, tendo em vista que estamos atuando com grande eficácia de forma virtual, todos os vereadores concordam que não há motivo para não dar continuidade ao trabalho de apoio à população carioca”, disse o presidente da Câmara, Jorge Felippe. 
PICADINHO
Publicidade
A Brahma Kumaris realiza 1º Congresso online gratuito de meditação Raja Yoga, de hoje (29) a domingo (31), com 12 palestras.

Valid doa certificados digitais em nuvem para médicos. Solução possibilita autorizar exames e prescrever alguns tipos de receitas médicas eletronicamente. 
Alunos da rede municipal de ensino de São Gonçalo começam a receber na segunda-feira (1º) o kit merenda escolar.
Publicidade
#RioContraCorona, iniciativa liderada pelo Instituto Ekloos, Phi, e B. da Providência, firmou parceria com a Fundação Banco do Brasil, BB Seguros e com o banco BV, para aquisição de cestas básicas.