Martha Rocha é candidata do PDT à Prefeitura do Rio - Julia Passos/Alerj
Martha Rocha é candidata do PDT à Prefeitura do RioJulia Passos/Alerj
Por Sidney Rezende
Pesquisas de avaliação da preferência do eleitorado do Rio de Janeiro ainda são escassas. As que já foram divulgadas, colocam a pré-candidata do PDT à Prefeitura do Rio, deputada Martha Rocha, em boa posição. Com base nestes dados, a ex-Chefe da Polícia Civil passou a adotar o mote eleitoral que "existe vida além de Eduardo Paes e Marcelo Crivella". Em live promovida pelo jornal O Dia, Martha foi habilidosa. "Tenho maior respeito por todo mundo. É legítimo a todo mundo se submeter a uma candidatura. Há um discurso aí que só interessa a quem já sentou na cadeira de prefeito dizendo que a cidade do Rio de Janeiro necessita cada vez mais da experiência. Quero dizer para todo mundo que existe vida além de Eduardo Paes e Marcelo Crivella com todo o respeito que eu possa ter por eles. A nossa estratégia será sempre a de falar a verdade. A de construir um programa de governo para uma cidade que seja segura, criativa, sustentável, que tenha integração e que seja humana. É essa cidade que eu quero. A gente tem que buscar novas boas práticas".
"Eu jamais irei fazer uma proposição de um projeto se eu não tiver percorrido três estágios: o primeiro, analisar dados e indicadores confiáveis; o segundo, verificar uma avaliação técnica da possibilidade de realizar essa política pública; e, não menos importante, ver a viabilidade da política pública, porque, na pós-pandemia, qualquer pessoa que sentar naquela cadeira, seja ela ou ele, essa pessoa terá dias difíceis, porque a nossa cidade terminou o ano de 2019 com R$ 4 bilhões no vermelho. Isso quer dizer que o gasto foi muito maior que a previsão da receita. Então, mais do que nunca, vamos precisar de um gestor que seja aberto ao diálogo, que tenha capacidade de entender o que interessa à população. A população não quer grandes eventos, ela quer ônibus climatizado, escola funcionando, quer chegar no posto de saúde e encontrar um médico. Ninguém quer nada faraônico".
Live com Clarissa Garotinho
Publicidade
A deputada federal Clarissa Garotinho, do PROS, é a convidada de hoje, às 15h, da live promovida pelo O Dia. Você pode participar e fazer sua pergunta. Assista em facebook.com/odiajornal e no youtube.com/tvodia. Participe! 
Todos de olho no vice
Publicidade
O vice-governador do Rio está sendo vigiado de perto pelos políticos, pois não se sabe o futuro do titular Wilson Witzel. O que se comenta nos bastidores é que "ao escalar Cláudio Castro para pacificar a Alerj, Witzel repete Dilma que convocou Temer para acalmar o Congresso. E deu no que deu: impeachment". 
Mistério em Volta Redonda
Publicidade
O prefeito Samuca Silva decidiu que não disputará a eleição. "Mesmo com 72% aprovação pela atuação de combate à Covid-19, quero me dedicar a salvar vidas. Sobre o melhor nome para disputar a eleição, não há definição ainda, temos 4 partidos que ajudamos e vejo que poderemos ter um ou mais candidatos inclusive", disse Samuca. 
Ajuda necessária e obrigatória
Publicidade
O Ministério Público ingressou com ação com pedido de liminar para obrigar o município de Duque de Caxias a distribuir aos alunos da rede municipal, como prometido anteriormente, ajuda financeira de R$ 50 para alimentação de cada criança sem merenda fora da escola. Só tem um detalhe: o MP afirma que o dinheiro não pode ser subtraído da verba destinada para Educação.
PICADINHO
Publicidade
Médicos do Sindicato dos Rodoviários de Niterói a Arraial do Cabo (Sintronac) estarão, hoje (9) e amanhã (10), aplicando testes gratuitos em rodoviários para detecção do Covid-19 no Terminal João Goulart, no Centro de Niterói.
A Lamsa promove, a partir de hoje (9), até sexta, ação de conscientização para motociclistas na Linha Amarela, com distribuição e instalação gratuita de mil antenas corta-pipa e mil máscaras de tecido.

Subsecretaria de Proteção e Bem Estar Animal promove encontros virtuais sobre abandono e isolamento de animais, a partir de amanhã (10), às 14h, pela página do Facebook da subsecretária Karla de Lucas.