Clarissa Garotinho - Zeca Ribeiro / Câmara dos Deputados
Clarissa GarotinhoZeca Ribeiro / Câmara dos Deputados
Por Sidney Rezende
Uma das perguntas recorrentes nas lives promovidas pelo jornal O Dia com os pré-candidatos à Prefeitura do Rio tratam da precária situação dos transportes na cidade. O sistema de BRT quase sempre é tratado criticamente. Sobre isso, a deputada Clarissa Garotinho, do Pros, explicou que esta é uma tragédia anunciada.
"Os BRTs já surgiram como uma opção atrasada para a cidade do Rio. Eu disse isso quando ele foi implementado. Eu falei que é um sistema que já nasce morto. Uma coisa é a obra do túnel da Grota Funda, que criou uma integração entre a Zona Oeste do Rio e a Barra da Tijuca. Uma obra extremamente importante. Outra coisa é um sistema de ônibus articulado, que traz um pouquinho mais de velocidade, mas que não é um transporte de alta capacidade. É evidente que agora que eles estão instalados, nós não vamos desinstalar. Mas teria sido muito mais eficiente se a Prefeitura do Rio tivesse colocado o dinheiro para ajudar o Governo do Estado a ampliar a rede de metrô de superfície ou um transporte sobre trilhos, que fosse de maior capacidade. Existem vários modelos, como aeromóvel e diversos outros que você tem capacidade maior de atender o público. O que a gente está vendo aí agora, com a retomada das atividades, é novamente os BRTs lotados, com todo mundo em pé, como se fosse uma lata de sardinha. Então, o que a gente precisa é de transporte de massa de alta velocidade, mas também de alta capacidade. Agora, como eles já foram feitos, nós precisamos reestruturar, terminar essa obra da Transbrasil, que já era para ter acabado há muito tempo. Existe uma auditoria que está sendo feita nos contratos, porque existe muito superfaturamento nesses contratos também". 
Publicidade
Live com Glória Heloiza
A juíza Glória Heloiza, do PSC, é a convidada de hoje, às 15h, da live promovida pelo O Dia. Você pode participar e fazer sua pergunta. Assista em facebook.com/odiajornal e no youtube.com/tvodia. Participe!  
Publicidade
Pedro Paulo entra com notícia-crime contra ministro
O deputado federal Pedro Paulo (DEM-RJ) entrou com uma notícia-crime no Supremo Tribunal Federal contra o ministro interino da Saúde, o general Eduardo Pazuello, por prevaricação, improbidade administrativa, por retardar deliberadamente o fornecimento das informações da pasta em relação aos números da pandemia do novo coronavírus no país; fornecê-la intencionalmente de forma incorreta, incompleta ou imprecisa; utilizar indevidamente, bem como subtrair, desfigurar, alterar ou ocultar, total ou parcialmente, informação que se encontre sob sua guarda ou a que tenha acesso ou conhecimento em razão do exercício das atribuições de cargo, emprego ou função pública; e agir com dolo ou má-fé na análise das solicitações de acesso à informação. 
Publicidade
Jovens pedem passagem
Uma frente ampla formada pelas juventudes partidárias no município do Rio de Janeiro enviaram uma carta ao prefeito Crivella pedindo o retorno do programa que insere os jovens no processo decisório de Planejamento Estratégico, o "Visão Rio 500". A JSB (do PSB); a JS (do PDT); a Juventude do PV; a J23 (do Cidadania); e a Juventude da Rede lideram o movimento. 
Publicidade
Higienizar as mãos
A Secretaria Municipal de Transportes está dialogando uma parceria com o Instituto Federal do Rio de Janeiro (IFRJ), que vai produzir álcool 70% sem custo para o município. O produto será oferecido pelos fiscais durante ações em estações do BRT e em pontos de ônibus de maior demanda, para que os passageiros higienizem as mãos ao entrarem e ao saírem dos coletivos. Desde o início da pandemia, o IFRJ já produziu mais de 30 mil litros e distribuiu gratuitamente para os cariocas.
Publicidade
PICADINHO
ABII promove série de eventos online sobre o papel da indústria 4.0 na retomada econômica, a partir de hoje (10), às 10h, ao vivo pelo YouTube da ABII.

Toda sexta e sábado, a partir das 22h, o canal do Youtube do Circo Voador relembra shows memoráveis junto com depoimentos dos músicos e entrevistas. A estreia nesta sexta (12) é Geraldo Azevedo no Arraiá do Circo.
Publicidade
Senac RJ realiza bate papo sobre "As marcas de moda e seus desafios", hoje (10), no seu canal do YouTube.