A ex-juíza Glória Heloiza é a pré-candidata do PSC à Prefeitura do Rio - Reprodução
A ex-juíza Glória Heloiza é a pré-candidata do PSC à Prefeitura do RioReprodução
Por Sidney Rezende
Por um capricho do destino, em participação na live promovida pelo jornal O Dia, agendada há 30 dias, o dia oferecido à pré-candidata à Prefeitura do Rio pelo PSC, Glória Heloiza, foi justamente o da confirmação da abertura do processo de impeachment do governador Wilson Witzel, do mesmo partido, pelos deputados da Alerj. Antes mesmo do início da votação, a ex-juíza vai se movimentava no sentido de descolar sua imagem à do enfraquecido ocupante do Palácio Guanabara."Tenho DNA próprio, história de 23 anos, em que consegui promover trabalhos que viessem proporcionar dignidade para as pessoas. Eu não preciso de tutor, de mentor. Todas as decisões que eu tomei na minha vida, todos os desafios, foram de exclusiva responsabilidade minha. Então, eu não sou o 'Witzel de saias'. Aproveito para dizer que isso é um preconceito que precisa ser acabado dentro da nossa sociedade, porque a mulher, como ser humano, pode ocupar qualquer espaço, público ou privado, desde que ela tenha vontade e oportunidade de comprovar e mostrar para as pessoas que ela tem habilidades, competências, que podem ser desenvolvidas".

Sobre um possível impeachment de Witzel, a pré-candidata acredita que não vai atrapalhar em sua campanha. "De forma alguma. Quero dizer que o impeachment é um instrumento legal, traumático, e se tiver que ser concluído, que seja sempre em benefício da população. Eu sou Glória Heloiza, tenho CPF, DNA próprio, um trabalho diferenciado. Eu sempre trabalhei com a parte mais social do Tribunal de Justiça, do poder judiciário. Então, o meu caminho sempre foi diferente do caminho do governador. Então, não há que se falar em prejuízo em razão dessa possibilidade [de impeachment]. Isso é um assunto entre o legislativo e o executivo e eu não faço parte dessas esferas de poder. O que as pessoas precisam entender, é que precisam me conhecer através do meu trabalho", disse. "Eu não vou comentar as atitudes, os erros, os acertos do governador, porque eu não faço parte do governo", concluiu. 
Live com Paulo Messina
Publicidade
O vereador Paulo Messina, do MDB, é o convidado de hoje, às 15h, da live promovida pelo O Dia. Você pode participar e fazer sua pergunta. Assista em facebook.com/odiajornal e no youtube.com/tvodia. Participe!  
Fracassa pedido de socorro
Publicidade
Orientação interna, não escrita, do governo Wilson Witzel, para não pesar a mão contra o presidente Jair Bolsonaro e os seus aliados deu errado. O Governo foi atropelado pela abertura do processo de impeachment.
Novo segue com Fred Luz
Publicidade
A executiva do Novo nega qualquer tipo de aliança com a Rede visando a eleição municipal numa espécie de chapa rubro-negra. "O partido não utiliza Fundo Eleitoral e Partidário e está proibido de se unir a quem pense diferente. Não há hipótese de coligação com legendas, como no caso da Rede, que defendem em seu programa o financiamento público de campanha". 
Como assim?
Publicidade
A Câmara Municipal de Nova Iguaçu autorizou a compra, sem licitação, de 50 mil máscaras com a logo do município e 50 mil cartilhas para crianças sobre Covid-19. O pagamento de R$ 210 mil foi feito para uma produtora de eventos. Já as máscaras foram compradas numa loja de material de construção ao custo de R$ 170 mil. Procurada, a presidência da Câmara não retornou. 
Camelôs pedem prazo
Publicidade
O Movimento Unido dos Camelôs defende o parcelamento da Taxa de Uso de Área Pública – TUAP em até 4 parcelas mensais e sucessivas, com o primeiro vencimento em 120 dias a contar do início dos efeitos do Decreto autorizativo de retorno das atividades do comércio ambulante, para os que não tiverem condições de arcar com o pagamento integral. A medida tem como objetivo garantir que os 14 mil ambulantes legalizados não tenham suas licenças canceladas por falta de pagamento. A taxa anual vence no dia 30 de junho e seu valor varia conforme o tamanho do espaço (barracas, quiosques, carrocinhas etc). 
PICADINHO
Publicidade
A prefeitura de Paraíba do Sul começou programa de testagem de trabalhadores que lidam diretamente com o público. Com o exame rápido é possível saber, em 15 minutos, se a pessoa testou positivo ou negativo para novo coronavírus.

Com a pandemia, o Teatro Rival Refit tem feito lives em seu Instagram (@teatro.rival.refit). Hoje (11), às 16h, é a vez da dupla Kleiton & Kledir.

Arquiteto do Rock in Rio e da Cidade do Samba, João Uchôa lança, na próxima terça (16), livro sobre sua trajetória.