Cassio Rodrigues Barreiros - Thiago Lontra/Alerj
Cassio Rodrigues BarreirosThiago Lontra/Alerj
Por Sidney Rezende
Mesmo durante a mais séria crise política enfrentada pela administração Witzel, que pode ter como desfecho o impeachment, as intrigas palacianas não acabam. A bola da vez é o advogado Cassio Rodrigues Barreiros, de apenas 35 anos, atual subsecretário para assuntos jurídicos do Gabinete do governador. O que dizem dele é que tornou-se "muito poderoso, e com trânsito livre no Guanabara". Ele nega com veemência. "Não sou poderoso. Não tenho poder, algum! Sou um cara de bastidor. Sou do time do governador. Ele nunca me perguntou sobre o que eu 'acho'. A minha relação é profissional. As decisões são sempre dele."
Rodrigues formou-se muito cedo, aos 22 anos, e logo optou por carreira no Direito Público. Foi sub-Controlador da Prefeitura de São Gonçalo. Chefe de gabinete do ex-deputado da Igreja da Cara de Leão, o "apóstolo" Ezequiel Teixeira, que foi fugaz secretário de Direitos Humanos no Governo Pezão. Quando Ezequiel foi para Brasília, o levou, e chegaram a morar juntos. No atual Governo do Estado, Cassio foi chefe de gabinete do então secretário da Casa Civil, José Luis Zamth, já exonerado do posto. Conquistou a confiança do governador, que antes de assinar qualquer documento avalia o resumo de recomendações preparado pelo jovem advogado. "Sou o filtro do governador, ele não tem tempo para ler tudo". O que dizem os detratores de Cassio é que ele seria "desleal com os colegas" e "intriguento". Sobre isso, o subsecretário também rechaça. "A minha função acaba contrariando interesses, mas meu compromisso é com o governador e com o direito". Cassio é presidente da Comissão de Desestatização da Cedae. "Direito licitatório é a minha especialidade", diz. 
Publicidade
Rio acima de tudo
O subsecretário de Política Tributária, Rogério Dias, que integrou a equipe do governador capixaba Paulo Hartung, tem sinal verde do secretário de Fazenda do Estado, Guilherme Mercês, para tornar o Rio mais competitivo que Espírito Santo, Minas e São Paulo. 
Publicidade
Entrega obrigatória
O vereador Inaldo Silva (Republicanos) apresentou projeto de lei obrigando todos os supermercados, hipermercados e atacadistas a fazerem serviço de entrega durante a pandemia num raio de 3 Km do estabelecimento. 
Publicidade
Treta Alana x Lazaroni - Round 2
A deputada Alana Passos (PSL) diz não entender o motivo de ser insultada pelo ex-deputado André Lazaroni (Solidariedade): "Não sei quem ele é. Só repito que não quero meu nome ligado a essa turma".
Publicidade
Passeando pela internet
Um amigo da coluna alerta: O Tribunal de Contas do Estado deveria passar os "olhos" nos portais de transparência sobre gastos da Covid nos municípios. Muitos não divulgam as informações de forma completa para a população. 
Publicidade
PICADINHO
Segundo pesquisa do IFec RJ, 38,7% dos empresários dos setores de comércio e serviços do estado do Rio pretendem buscar algum tipo de crédito.

Receita Federal apreendeu 100 garrafas de vinho em transportadora na zona norte do Rio. Motivo da apreensão é a ausência de prova de importação regular. Os vinhos estão avaliados em R$ 10 mil e são de fabricação argentina.

Hoje (17), às 17h, o superintendente de Leitura da Secretaria do Rio, Pedro Gerolimich, promove live com a escritora, jornalista e diretora da Colli Books, Isa Colli. A live acontece no Instagram @pedrodolivro.