PSB, PDT e Rede é união, mas não é unidade

Deputado Alessandro Molon foi um dos principais articuladores da aliança.

Por Sidney Rezende

Deputado Alessandro Molon costurou acordo para eleição no Rio
Deputado Alessandro Molon costurou acordo para eleição no Rio -
O deputado Marcelo Freixo (PSOL) não foi convidado para conversar sobre a frente eleitoral anunciada na manhã de ontem (17) entre PSB, PDT e Rede visando a eleição municipal deste ano. Embora, ele próprio tenha tentado uma unidade das forças progressistas contra Crivella e Bolsonaro. Caso Freixo tivesse sido ouvido, ele argumentaria que o "mundo hoje está se movendo em torno da questão racial, dos direitos das populações negras mais pobres. Nós temos o nome da Renata Souza, que poderia ser colocado em busca da unidade. Moradora da Maré, eleita deputada com mais de 60 mil votos, presidente da Comissão de Direitos Humanos. Eu abri mão da minha candidatura para discutir a unidade e não para uma chapa pronta, sem discussão". Brizola Neto, pré-candidato do PCdoB, adiantou que disputará o primeiro turno e, que no segundo, apoiará o nome progressista.

O fato é que PDT, PSB e Rede firmaram um acordo que inaugura uma união de centro-esquerda para a eleição deste ano, com Martha Rocha e Bandeira de Mello na mesma chapa para disputar a Prefeitura do Rio. Esta "terceira via" que isola Crivella de um lado, Eduardo Paes, de outro, foi costurada em Brasília, liderada pelo deputado Alessandro Molon e levou em conta a eleição do novo presidente da Câmara que substituirá Rodrigo Maia.

"O Molon foi crucial para abrir mão de indicar alguém pelo PSB, que é um partido forte", disse Andrea Gouvêa Vieira, da Rede, e que inicialmente entrou na chapa como vice de Bandeira. Andrea continuará no "backstage", trabalhando no programa de governo e na ajuda para eleger os vereadores, mas não virá candidata a cargo legislativo este ano. "Quero trabalhar no executivo", adiantou, caso a chapa ganhe as eleições.

A definição para saber se Martha ou Bandeira será cabeça virá mais adiante, um pouco antes das convenções partidárias. Serão feitas pesquisas em setembro, inclusive sobre um possível segundo turno, para definir os papéis de cada um. "Os dois são 'cocandidatos', em igualdade de condições de encabeçar a chapa", disse Andrea, que acredita na força da aliança para vencer Eduardo Paes e Marcelo Crivella. "O Paes é passado que não queremos que volte e o Crivella é o presente que queremos nos livrar".

A união de Rede, PDT e PSB continua aberta para que outras legendas se unam à aliança. No entanto, tanto Fred Luz (Novo) quanto Marcelo Calero (Cidadania), que já conversaram com integrantes de uma das três legendas, mantêm as pré-candidaturas para concorrer à Prefeitura. 

Live com Benedita da Silva

A deputada federal Benedita da Silva, do PT, é a convidada de hoje, às 15h, da live promovida pelo O Dia. Você pode participar e fazer sua pergunta. Assista em facebook.com/odiajornal e no youtube.com/tvodia. Participe!

TCM de olho na Saúde do Rio

O Tribunal de Contas da cidade do Rio de Janeiro, a pedido do deputado federal Marcelo Calero, determinou que a Secretaria Municipal de Saúde esclareça a situação de ocupação de leitos no hospital Miguel Couto. Diante da denúncia do deputado, o TCMRJ também determinou que a OS Rio Saúde informe se o pagamento de seus funcionários encontra-se em dia, enviando os documentos comprobatórios necessários.

A dança macabra

O duro processo de impeachment que iniciou esta semana costuma trazer dois comportamentos típicos: o alvo (o governador) corre o risco em transformar o réu num verdadeiro zumbi para os seus subordinados. E, estes (secretários), por sua vez, correm para o colo dos "algozes"(deputados) para não perder o cargo. Já tem secretário que está procurando deputados para se manterem num eventual governo Claudio Castro. 

Sinuca de Bico

Um dos favoritos na corrida eleitoral pela Prefeitura de Campos, o deputado federal Wladimir Garotinho (PSD) está em uma sinuca de bico. Uma corrente interna de correligionários defende a manutenção da sua candidatura. Outra defende a permanência do deputado em Brasília, porque considera mais importante para o município e para região. 

Treta Alana X Lazaroni - Round 3

A bolsonarista Alana Passos andou se estranhando com o ex-secretário de Cultura André Lazaroni: "Não sei quem é ele e não quero meu nome ligado a essa turma". O ex-deputado deu a tréplica. "Ela continua grosseira. Se não me conhece, porque falar dessa forma? Enfim, deixa essa pessoa pra lá, vou continuar tocando minha vida". 

PICADINHO

Racismo e Atividade Policial é o tema da live, hoje (18), às 21h, no Instagram do advogado Candido Sankofa, que convida o delegado Brenno Carnevale e Jamerson Andrade, jovem negro que acabou preso, mas que provou sua inocência.

Ferramenta “Dados do Bem” aponta Zonas Norte e Oeste do Rio de Janeiro com maior taxa de contaminação por coronavírus na cidade.

Três mil vagas em cursos gratuitos da Nave do Conhecimento da Prefeitura do Rio foram abertas em junho. Inscrições podem ser feitas no site www.navedoconhecimento.rio 

Comentários