O deputado federal David Miranda  - Divulgação/Câmara
O deputado federal David Miranda Divulgação/Câmara
Por Sidney Rezende
Para quem não está familiarizado com o debate de gênero e sexualidade, talvez seja difícil entender a luta por dignidade de várias pessoas que sofrem preconceito social. Como não somos iguais, o mesmo acontece entre os que não se identificam na designação homem e mulher. Só como exemplo, veja a sigla LGBTTTIS. Ela designa lésbicas, gays, bissexuais, transexuais, travestis, transgêneros, intersexuais e simpatizantes. Pode surgir um 'A' no meio do caminho, e quer dizer assexual. Tem gente que resume LGBT*, neste caso o asterisco funcionando como um sinal que indica que o 'T' tem significado múltiplo.
Pois bem, para marcar o Dia do Orgulho LGBTI, que é celebrado mundialmente em 28 de junho, o deputado federal David Miranda, do Psol, do Rio de Janeiro, enviou ofício ao presidente da Câmara e ao do Senado pedindo autorização para iluminar os prédios do Congresso com as cores alusivas ao arco-íris amanhã (28), e que as luzes sejam mantidas por uma semana, até 5 julho. No ano passado, nesta mesma data, os grupos LGBTI que estavam na Casa para comemorar o Dia do Orgulho, foram surpreendidos: as luzes não foram acesas, apesar de David Miranda ter feito todos os trâmites para que a medida fosse adotada. "Foi o primeiro ano do governo Bolsonaro e houve muitos gestos de intolerância, inclusive com deputados interferindo com agressividade na nossa exposição LGBTI no Congresso", disse David.
Publicidade
Já a Câmara do Rio, desde 2017, a pedido também de David quando vereador, ilumina sua fachada neste dia. 
Alana Passos: A cidade parou
Publicidade
A informação de que a deputada bolsonarista Alana Passos (PSL) nomeou como assessora parlamentar de seu gabinete sua empregada doméstica parou a cidade de Queimados, sua base eleitoral na Baixada. O seu pré-candidato a prefeito, major da PM Rodrigo (Republicanos), da Universal do Reino de Deus, que cultiva o discurso de moralidade e ética, é o que mais está sofrendo. 
Defesa de pré-candidatos
Publicidade
Depois de quatro movimentos negros, com filiados do PT, PCdoB e PDT, se manifestarem contra chapa de Martha Rocha (PDT) e Bandeira de Mello (Rede), o presidente do CETRAB e do Movimento Axé do PDT, Marcelo Monteiro, defendeu os dois pré-candidatos: "Os movimentos da sociedade civil organizada, quer sejam de axé, negro e comunitário, repudiam a atitude maldosa de macular a imagem das pré-candidaturas, de ilibada conduta, da Delegada Martha Rocha e de Bandeira de Melo. Um golpe baixo já conhecido por todos e muito utilizado nos últimos tempos". 
Ministro não é militar
Publicidade
O cientista político Paulo Baía, da UFRJ, esclarece que "o novo ministro da Educação, Carlos Alberto Decotelli, não é militar. Apenas fez Eform, ou seja, cumpriu o serviço militar, e saiu da Marinha. A mídia está noticiando que ele é mais um militar no governo. Ele é civil. Como cursou a Eform, tem a patente de tenente da Reserva não remunerada da Marinha". 
PICADINHO
Publicidade
Uerj desenvolve aparelho individual portátil para mapear carga de coronavírus no ambiente.

Segundo ASSERJ, houve redução de cerca de 50% na distribuição de sacolas plásticas pelas redes de supermercados associadas no estado do Rio: dois bilhões a menos de sacolas plásticas no meio ambiente em apenas um ano.

Cartórios registram aumento de 31% nos óbitos por Doenças Cardiovasculares no Brasil.