Rayol: preparando um projeto de mobilidade urbana para Niterói - Reprodução/Youtube
Rayol: preparando um projeto de mobilidade urbana para NiteróiReprodução/Youtube
Por Sidney Rezende
O pré-candidato do Podemos à Prefeitura de Niterói, Antônio Rayol, em live promovida pelo Jornal O Dia, reafirmou várias vezes sua identificação com a atividade física e prática de esporte em geral. "Niterói tem uma vocação natural para o esporte, para o turismo e para o lazer. Nós temos que explorar isso. Não adianta dizer aqui agora que existe uma coordenadoria ou uma subsecretaria ou um instituto", disse. Na sua opinião, a máquina administrativa é cara e ineficiente. Por isso propõe rigor na gestão pública. "Existe uma série de organismos na estrutura administrativa de Niterói que só tem existência formal. A existência material, o resultado lá na ponta da linha, simplesmente não existe. Muita gente deve estar pensando agora: 'Como é que esse pré-candidato está falando isso? Vai ter dinheiro?'. Tem dinheiro, sim. Niterói é uma cidade que tem uma arrecadação que muitos municípios gostariam de ter e não têm. O que falta aqui é responsabilidade no uso do dinheiro público e gestão".
Ele fez um diagnóstico crítico do modelo adotado pela atual governo. "Niterói é um município rico. Temos em Niterói uma estrutura administrativa extremamente cara. Cerca de cinco mil funcionários comissionados. Ou seja, não são funcionários públicos de carreira. Eu não estou dizendo que esse pessoal são todos funcionários fantasmas. Não é isso. Estou dizendo que muitos trabalham, mas a maioria não trabalha. E por que isso? Porque é preciso criar cargos, para lotear os cargos, para obter apoio político dentro da Câmara e quem paga tudo isso é a população. Isso tem que acabar e sobra mais dinheiro". 
Publicidade
Live com Delegado Deuler da Rocha
Pré-candidato à Prefeitura de Niterói, Delegado Deuler da Rocha, do PSL, é o convidado de hoje, às 15h, da live promovida pelo O Dia. Você pode participar e fazer sua pergunta. Assista em facebook.com/odiajornal e no youtube.com/tvodia. Participe!
Publicidade
Eleição em São Gonçalo
Pré-candidato a prefeito de São Gonçalo, Roberto Sales postou na sua rede social os nomes de apoiadores: o PM youtuber e bolsonarista, Gabriel Monteiro, que responde em investigação interna na PM; o senador Arolde de Oliveira, que teve quebra de sigilo e nome incluído no inquérito do STF que investiga atos antidemocráticos; e os deputados estaduais Coronel Salema e Filippe Poubel, este acusado de invadir o hospital de campanha de São Gonçalo, na Região Metropolitana do Rio. 
Publicidade
Niterói tem mais um prefeitável
Fogo amigo. O deputado Gustavo Schmidt (PSL) procurou a coluna: "desde o início do processo, me coloco como pré-candidato a prefeito de Niterói. De certa forma, estranho a aparição do nome do Delegado Deuler da Rocha". 
Publicidade
Esclarecimento
O vereador Italo Ciba nos enviou mensagem:"Em relação à nota publicada hoje [ontem] no Informe do Dia, sob o título 'Homenagem aos Mortos por COVID-19', o vereador Italo Ciba informa que não é investigado por envolvimento com a milícia. Ao longo dos seus 32 anos de carreira na Polícia Militar do Estado do Rio de Janeiro recebeu vários diplomas e elogios por sua atuação profissional. Durante seu mandato, foi chamado a depor uma única vez, junto com vários vereadores, na ocasião da morte da vereadora Marielle Franco, e informa que sempre esteve e está à disposição da Justiça para auxiliar no que for preciso. O vereador solicita que esse desmentido seja publicado na sua coluna de amanhã [hoje] para que a verdade prevaleça e não sejam disseminadas informações levianas a respeito de sua conduta". 
Publicidade
CPI da Gávea Pequena
O vereador Paulo Messina, pré-candidato do MDB à Prefeitura do Rio, disse que, quando a Câmara retomar os trabalhos, vai pedir a instauração de uma CPI para apurar possíveis irregularidades ocorridas na Gávea Pequena na época em que Eduardo Paes ocupava a residência oficial. 
Publicidade
PICADINHO
Trinta jovens de baixa renda do Rio iniciam na nova Cia. Teatro Transforma, para capacitação em teatro musical. Com ajuda financeira e aulas com professores renomados, eles poderão se formar em uma das diversas funções do setor. A iniciativa é do Intituto Evoé, com patrocínio da SulAmérica Seguros.

OABRJ é contra proposta do CNJ de virtualização das sessões de julgamento do Tribunal do Júri.

O Centro de Memória da Eletricidade no Brasil receberá Luís Felipe Younes, do Centro Cultural Light, para uma live sobre saúde, gestão e a importância do acervo histórico da Light, além de seus espaços educativos. Hoje (1º), às 16h. 
Publicidade
ENS e Fenacor fazem live hoje (1º), às 11h, para o lançamento do Prêmio Nacional de Jornalismo em Seguros 2020. No Instagram @oficial.ens