Luiz Werneck Vianna continua ativo aos 82 anos. Um exemplo - Divulgação
Luiz Werneck Vianna continua ativo aos 82 anos. Um exemploDivulgação
Por Sidney Rezende
O cientista social Luiz Werneck Vianna, do alto dos seus 82 anos continua sendo um dos intelectuais mais lúcidos do país. Ele é o responsável pela formação de muitos brasileiros que foram seus alunos no IUPERJ e na Pontifícia Universidade Católica do Rio de Janeiro. Nós procuramos para saber qual a explicação para cruel decadência do Rio de Janeiro. A resposta não foi otimista:"O Rio de Janeiro precisa de muito tempo para se recondicionar, se refazer, se constituir, para uma vida democrática, civil. O Rio caiu na barbárie. Criminalidade à solta, crime organizado atuando de forma quase livre. É uma tragédia nacional. Tantas expectativas se acumularam no Rio de Janeiro, como farol do Brasil, mas está empobrecido, envelhecido, rebaixado. É preciso que haja um esforço de todos. Das elites econômicas, culturais, científicas, da vida popular, para reerguer o Rio de Janeiro, econômica, social e politicamente. Foi a má política que condenou o Rio a essa decadência que ele vive. Em eleições à vista, pode ser que as coisas a partir delas comecem a apresentar um horizonte melhor. Mas, por hora, o ressurgimento do Rio de Janeiro social econômico e político ainda é fora do horizonte. Ainda temos que lutar muito para chegar perto dele". 
Live com Flávio Serafini
Publicidade
Pré-candidato à Prefeitura de Niterói, Flávio Serafini, do PSOL, é o convidado de hoje, às 15h, da live promovida pelo O Dia. Você pode participar e fazer sua pergunta. Assista em facebook.com/odiajornal e no youtube.com/tvodia. Participe!
Motivação, mas com moderação
Publicidade
Fecomércio RJ e Sebrae Rio lançam hoje (6) programação especial para preparar o comércio e motivar vendas com foco no Dia dos Avós. A campanha inclui talks do Sebrae Rio e, na semana de 15 a 24 de julho, agenda especial nos canais digitais do Sesc e Senac RJ. Depois, o foco serão o Dia dos Pais, das Crianças e Natal. 
Cavalaria mais perto do Maracanã
Publicidade
O Batalhão da PM, o Recom (Rondas Especiais e Controle de Multidões), a ser inaugurado este mês, na Tijuca, será um alívio para os cavalos que hoje se deslocam de Santa Cruz para o Maracanã em dia de jogos. 
Mais um vice na janela
Publicidade
A Executiva Nacional do PL e o presidente estadual da legenda, Altineu Côrtes, bem que gostariam que o fundador do partido e herdeiro político do finado Álvaro Valle, Nilton Caldeira, fosse o vice de Eduardo Paes. "Além da ficha limpíssima, nome sem mácula, Nilton levaria para a chapa uma eternidade de tempo de TV - o dobro do DEM", disse um entusiasta.
Rocinha preocupa
Publicidade
A taxa de subnotificação dos casos de covid-19 chega a 62 vezes na Rocinha. É o que indica análise feita pela consultoria internacional Boston Consulting Group (BCG), com os dados do Painel Covid Radar, coletivo de mais de 50 empresas que trabalha para mitigar os efeitos da crise da saúde no Brasil e tem o Pacto Global da ONU. 
PICADINHO
Publicidade
Moradores de Mesquita reclamam da obra irregular realizada no Rua Prefeito José Montes Paixão, no centro da cidade. Dez pessoas já se machucaram no local. A obra teria custado R$ 1 milhão só de pintura.

Governo de SP anuncia Instituto Nacional de Infectologia Evandro Chagas no RJ como um dos centros de testes da vacina contra o coronavírus.Os testes serão realizados em nove mil voluntários em centros de pesquisas de seis estados brasileiros: São Paulo, Brasília, Rio de Janeiro, Minas Gerais, Rio Grande do Sul e Paraná.

Decreto tem toque de recolher e novas restrições no distrito de Barão de Juparanã,  no município de Valença.