Presidente da comissão, deputado Flavio Serafini ponderou que o calendário no fim deste ano está apertado - Rafael Wallace/Alerj
Presidente da comissão, deputado Flavio Serafini ponderou que o calendário no fim deste ano está apertadoRafael Wallace/Alerj
Por Sidney Rezende
O pré-candidato do PSOL à prefeitura de Niterói, deputado Flavio Serafini, abriu a última semana de lives de O Dia com um dos temas mais preocupantes atualmente no Brasil: a proliferação de milícias armadas nas cidades.
"A questão as milícias é central em todo o estado do Rio de Janeiro. Ela é mais latente na cidade do Rio de Janeiro, numa parte da Baixada, numa parte de São Gonçalo do que em Niterói, mas que também está presente em Niterói. Infelizmente, a gente tem uma política que trata com vista grossa o controle de determinados territórios por grupos armados paramilitares ou de ex-militares como se isso fosse menos grave do que a presença de grupos armados para venda de drogas. É tudo muito grave. E a gente tem que conseguir ter políticas públicas para desmontar esses controles territoriais, tanto relacionados à venda de drogas quanto relacionado às milícias. São políticas públicas de inteligência, de ação policial e também políticas públicas de alteração da realidade social. Tem que urbanizar as áreas mais pobres; não pode deixar que esse papel seja feito nem pela milícia, nem pelo tráfico de drogas. Tem que garantir serviços públicos de qualidade. Tem que ter transporte, tem que estar regularizado. Não pode deixar que fique tudo na informalidade, na ilegalidade, abrir o espaço, porque o controle miliciano se dá nessas áreas. Tem que ter acesso à gás nas comunidades, a serviços públicos. Não pode deixar que forças ilegais controlem esses serviços. Essa é a melhor forma da gente combate". 
Publicidade
Hugo Leal ganhou queda de braço
Martelo batido. O deputado federal Hugo Leal será o candidato à Prefeitura do Rio pelo PSD. O economista Paulo Rabello de Castro compreendeu a opção do partido e retirou sua pré-candidatura. 
Publicidade
Todo cuidado nesta hora
O prefeito de Mangaratiba, Alan Bombeiro (PP), disse que sua cidade, Angra dos Reis e Paraty vão agir unidas "como região Costa Verde", e não mais de maneira isolada. O turismo só deve ser retomado em agosto, embora metade do comércio em Mangaratiba deve reabrir ainda este mês. A cidade tem 22 respiradores, metade para Covid-19. Todo cuidado é pouco. 
Publicidade
Retomada do Turismo
O maior desafio do município de Búzios é atrair turistas no pós-pandemia. De olho na segurança, o prefeito André Granado prometeu inaugurar antes da eleição uma nova sede da Guarda Municipal. 
Publicidade
PICADINHO
Justiça proibiu Fundação Leão XIII de pagar R$ 2,8 milhões à empresa contratada para fornecimento de 200 mil cestas básicas no estado, por haver indícios de fraude.

MPRJ instaura inquérito e emite recomendação à Prefeitura de Duque de Caxias para suspender início das aulas presenciais na rede particular.

Alerj já destinou 2,5 toneladas de embalagens dos móveis e dos equipamentos da sua nova sede - no Edifício Lúcio Costa, no Centro - para o Light Recicla.