Delegado José Paulo Pires, do PMN,  é policial Civil aposentado. - Reprodução/Facebook
Delegado José Paulo Pires, do PMN, é policial Civil aposentado.Reprodução/Facebook
Por Sidney Rezende
O pré-candidato do PMN à Prefeitura de Niterói, José Paulo Pires, é delegado aposentado da Polícia Civil e ex-corregedor. Ele foi questionado sobre a existência ou não de milícia na cidade.
"Fiz algumas ligações para alguns delegados para ter um conhecimento maior sobre essa situação. Meses atrás, foi feita uma denúncia por um determinado vereador e a gente até aquele momento não tinha informações de milícia aqui em Niterói. A estrutura da milícia tem que ter hierarquia, tem que trabalhar com diversos serviços, tem que ter uma organização criminosa, serem armados. Essa chamada milícia que está ali, que as pessoas falam que é milícia, são ou ex-policiais ou pessoas ligadas à polícia, mas que efetivamente não foram policiais e não são policiais que cobram algum valor para dar determinada segurança ali. E a gente tem que ver se essa cobrança é feita de forma impiedosa 'se você não me der, eu vou quebrar aqui o seu imóvel, o seu restaurante, você vai ter problemas aqui'. Nós não identificamos, até o momento, pelo menos as informações que eu tenho, de realmente uma estrutura de milícia principalmente no polo gastronômico. E olha que eu coloco sempre as minhas redes sociais, o meu telefone à disposição, para as pessoas informarem sobre milícia aqui em Niterói. E a gente está pronto para combater de forma contundente isso. Eu quero que o miliciano seja preso mesmo, evidentemente, mas seria muito fácil falar que existe milícia, que nós estamos combatendo, esse negócio todo, colocar palavras para justificar o combate à milícia, mas na verdade não têm dados expressivos sobre milícias nessa região [do polo gastronômico}".
Publicidade
Ele explicou melhor o conceito deste tipo de crime. "Se a gente fizer uma análise jurídica, por exemplo, a pessoa tem em determinado local um sítio, pessoas que moram numa região, então são vários sítios, e eles contratam alguém para ficar circulando ali para vigiar, isso não é milícia. Milícia é quando tem toda aquela estrutura. A milícia tem que ter pessoas armadas, pessoas que impõem aquele tipo de serviço, como existe em vários locais, como Itaboraí, fortemente, São Gonçalo, em alguns locais. Agora, em Niterói, as informações que eu tenho é que não existe, até agora, esse tipo de grupo armado. Pode até existir? Pode. A gente não sabe de tudo, mas, até o momento, conversei com alguns delegados, e não tem essa informação." 
Charlinho será cassado?
Charlinho chegou a ser afastado em março, mas STF anulou o processo e ele voltou a assumir o cargo
Charlinho chegou a ser afastado em março, mas STF anulou o processo e ele voltou a assumir o cargoReprodução
Publicidade
Há um clima muito estranho nos bastidores da Câmara de Vereadores de Itaguaí que decidirá hoje se o prefeito Charlinho será ou não cassado. Ele é acusado de nepotismo. Comenta-se que o PL teria mudado de posição de repente e votaria pela permanência de Charlinho. A conferir. 
Cobrança sobre BRT
Publicidade
Com base em reportagem publicada por O Dia, o deputado federal David Miranda (Psol) enviou ofício ao prefeito Crivella e ao secretário de Saúde. Ele quer saber que medidas foram tomadas pela Prefeitura para garantir a segurança sanitária dos cidadãos que utilizam o BRT Rio e dos motoristas.
Passou da hora
Publicidade
A Lei Brasileira de Inclusão da Pessoa com Deficiência (Estatuto da Pessoa com Deficiência) completa 5 anos de vigência, mas ainda não foi implementada em sua totalidade. O alerta é do presidente de honra da Comissão de Defesa da Pessoa com Deficiência da OAB-RJ, Geraldo Nogueira. Ele denuncia que o entrave está na falta de regulamentação de vários benefícios e na ausência de políticas públicas específicas para o setor. 
Rodrigo Maia é o próximo
Publicidade
O presidente da Câmara dos Deputados, deputado Rodrigo Maia, é o próximo convidado da Aderj, Associação dos Atacadistas e Distribuidores do Estado do Rio de Janeiro, na série virtual hoje, 19h, chamada "Cadeia de Abastecimento Durante e Pós-Pandemia". Há grande expectativa sobre o que ele vai anunciar. 
PICADINHO
Publicidade
Parque Nacional da Tijuca reabre de forma gradual hoje (9) para visitação pública com foco em atividades físicas ao ar livre, sem aglomerações e com mensagem para o visitante se movimentar.

Associação Doutores da Alegria abre edital de seleção de espetáculos artísticos para o projeto Plateias Hospitalares. Selecionados atuarão nos hospitais do Rio em 2021 e 2022.

Prêmio Shell de Educação Científica deste ano terá premiação especial voltada para experiências educativas relacionadas à pandemia de Covid-19. Professores da rede pública que atuem nos campos da Matemática e Ciências no Ensino Fundamental II e Médio podem se candidatar até 5 de outubro.