Governador Wilson Witzel e secretário da Casa Civil, André Moura (à direita) - Philippe Lima/Divulgação
Governador Wilson Witzel e secretário da Casa Civil, André Moura (à direita)Philippe Lima/Divulgação
Por Sidney Rezende
Esta semana será muito importante para selar o destino do governador do estado do Rio, Wilson Witzel. Quarta-feira acontecerá a décima e última sessão da Comissão Especial do Impeachment. Aprovado, o relatório segue em frente para nova fase. O momento agora para o Palácio Guanabara é correr contra o tempo. Na Justiça Federal, Witzel joga as fichas em alguma decisão do Supremo ao seu favor que impeça o prosseguimento do trabalho dos deputados estaduais. No âmbito da Alerj, os palacianos devem entrar com um pedido de relatório alternativo pelo arquivamento. No âmbito político, a volta de André Moura como articulador. Ele, que havia sido mandado embora há pouco tempo, é mais uma tentativa de melhorar o ambiente do Executivo com o Legislativo. "Tarde demais", nos disse um fonte bem informada.
O retorno de Moura e o afastamento de Cleiton Rodrigues sinalizou que os dois não cabem no mesmo espaço. Porém, depois de muito refletir, Cleiton acredita que ambos possam somar a favor do governador. "Bombeiros" estão trabalhando para uma dobradinha, se o governador aprovar a ideia. Procuramos o ex-secretário: "A vida é uma roda gigante, sempre que for chamado ao bom combate lá estarei. Fui forjado na lealdade e na honradez, mais uma vez cumpri a promessa feita à minha família 'saí do jeito que entrei: limpo'. Eu continuo com minha convicção, o governador Wilson Witzel é um homem honrado e também sairá ao fim do mandato que lhe foi conferido pelo povo da mesma forma como entrou, limpo. Quanto ao secretário André Moura, desejo sorte e sucesso, é um experiente quadro da político nacional. Em relação à Alerj, tenho certeza que sob a condução do presidente Ceciliano, o julgamento será justo", disse. 
Publicidade
Lixo que vem de longe
O deputado estadual Renato Cozzolino (PP) pertence a uma família que por anos controlou a política em Magé. Ele fez apelo ao atual prefeito para melhorar conservação do espaço na localidade de Mauá. Ele diz que um ponto turístico da cidade, a primeira linha férrea da América Latina, que fica às margens da Baía de Guanabara, está rodeada de lixo e entulho. 
Publicidade
Prioridade necessária
A Câmara Municipal do Rio aprovou, em sessão virtual, o Projeto de Lei que prevê a identificação dos autistas e as demais pessoas com deficiência no momento da internação por Covid-19, para que sejam atendidas em suas especificidades. A iniciativa é da vereadora Tânia Bastos. 
Publicidade
A hora da Cultura
O secretário municipal de Cultura, Adolfo Konder, virou garoto propaganda da Lei Aldir Blanc: "Aprovada recentemente, a lei concede à Cultura do município do Rio R$ 39 milhões. É importante que a população tenha o conhecimento do que é a lei, como ela funciona e como a Cultura será beneficiada nos próximos meses". 
Publicidade
Olho vivo no Iabas
O deputado estadual Marcelo Dino (PSL) deu entrada no Ministério Público numa representação para investigar a atuação do Iabas no Hospital de Saracuruna. 
Publicidade
PICADINHO
Seop informa que realiza regularmente operações e que vai intensificar fiscalização de transportes complementares no entorno da Rodoviária do Rio.

MPRJ expede recomendação para que o Município do Rio crie um sistema de notificação em casos de confrontos armados nas imediações de escolas municipais.

Projeto Criolice vai promover no dia 2 de agosto, às 14h, a primeira live com a Roda de Samba do Criolice, no YouTube. O intuito é arrecadar verba para os músicos, que durante a pandemia da Covid-19 tiveram seus trabalhos cancelados.