Luciano Hang ao lado do presidente Jair Bolsonaro. - Reprodução
Luciano Hang ao lado do presidente Jair Bolsonaro.Reprodução
Por Sidney Rezende
Estudo realizado pela equipe da Bateiah Estratégia e Reputação identificou uma evolução de menções negativas quando empresas privadas associam suas marcas ao bolsonarismo. Esta pesquisa foi divulgada pelo jornal econômico Monitor Mercantil. A razão da piora na avaliação tem a ver com a queda de prestígio do próprio presidente. Menções negativas ao termo "Bolsonaro" cresceram 162% nos últimos 12 meses, enquanto as associadas ao termo "Havan", por exemplo, cresceram 104%. A pesquisa avaliou os últimos 12 meses, comparando os meses de julho/2019 e de julho/2020.
"O que o bolsonarismo representará para o Brasil no futuro? Os efeitos poderão representar a consagração ou a profanação das esperanças. Uma marca identificada com o futuro promissor construído por um governo tem muito a ganhar. Já uma marca vinculada a um cenário (econômico, social e de saúde) trágico pode ser duramente penalizada", destaca Fábio Gomes, diretor-presidente da Bateiah Estratégia e Reputação. A associação por personalismo, apoio de executivos ao governo, é o caso do Luciano Hang, o "Véio da Havan", que de forma direta e extravagante apoia o presidente Bolsonaro. Para esse caso, em que as menções negativas à marca cresceram no mesmo período em que também cresceu o termo "Bolsonaro", é identificada uma ligação entre a marca governamental e a comercial. Já para as empresas associadas ao empresário Carlos Wizard, a identificação não segue o mesmo ritmo da Havan.
Publicidade
Aglomeração em Belford Roxo 
Aglomeração em Belford Roxo
Aglomeração em Belford RoxoDivulgação
O prefeito de Belford Roxo, Waguinho, e sua mulher, a deputada federal Daniela do Waguinho, e o deputado estadual Márcio Canela reuniram seus apoiadores para inaugurar uma praça na cidade. Palanque lotado, todos usavam máscara, mas sem o distanciamento recomendado. Ocorre, segundo a oposição, que o povo ficou aglomerado para ouvir os discursos sem os cuidados necessários para evitar o contágio da covid-19. 
Publicidade
Cláudio Castro continua leal
O vice-governador Cláudio Castro recebeu com espírito democrático críticas atribuídas a ele por pessoas que estavam numa reunião em Búzios no fim de semana e viram ali um clima de distanciamento dele para com o governador Witzel. A pessoas de sua confiança, ele chegou a dizer que houve injustiça: "Faltou falar que elogiei e falei do governador 500 vezes. E mais, eu disse e reafirmo que ele está sendo o melhor governador para o turismo de muitos anos". 
Publicidade
Dia dos Pais
Mais de 5,8 milhões de fluminenses vão presentear seus pais no próximo dia 9 de agosto (Dia dos Pais), foi o que apurou o Instituto Fecomércio de Pesquisas e Análises (IFec RJ) em sua nova pesquisa, com 533 consumidores. O gasto médio será de R$ 139,42. Por conta da comemoração pela data, está prevista uma injeção financeira de R$ 819 milhões.
Publicidade
PICADINHO
Infraero realiza consulta ao mercado sobre concessão de duas áreas na Barra da Tijuca.

Alerj vota hoje (4) Projetos de Lei que destinam recursos de seu fundo especial à UFRJ e à Fiocruz.

Empresário André Barros inaugura quiosque com nome de Caneco 70, praticamente em frente ao endereço original, na Praia do Leblon.