Eleição vai entrar na semana decisiva  - Divulgação
Eleição vai entrar na semana decisiva Divulgação
Por O Dia
Por causa de uma conjunção de acontecimentos, o Rio de Janeiro, aos olhos do Brasil, parece ser a tradução de bandidagem nas ruas e no poder público. O sistemático afastamento de governadores e o noticiário repleto de milicianos e traficantes firmam ainda mais esta visão preconceituosa. As falas firmes do presidente do Supremo Tribunal Federal, Luiz Fux, a favor de punição dura contra corruptos e o esforço do presidente do Tribunal Superior Eleitoral, Luís Roberto Barroso, em favor de uma eleição municipal limpa, ambos cariocas, sinalizam que, no discurso, estamos no rumo certo.
É bem verdade que sobre o voto eletrônico há sérios questionamentos sobre a tal infalibilidade da urna eletrônica. O então senador Roberto Requião foi o primeiro a questionar, e Flávio Dino e Brizola Neto depois chegaram a aprovar leis que, juntamente com a urna eletrônica, também se imprimiria uma porção de votos em papel para a necessidade de eventual auditoria. Ambas as leis caíram. A terceira tentativa foi de um tal deputado chamado Jair Bolsonaro. Ele aprovou, mas ela foi derrubada. Da esquerda à direita, surgem ideias de que só o voto eletrônico não seria o ideal.
Publicidade
Membro do diretório nacional do PDT, Osvaldo Maneschy é um conhecedor dos segredos do voto eletrônico desde os tempos do Governador Leonel Brizola e defensor de longa data da impressão dos votos. "Abre margem para fraude, porque se baseiam em software e máquinas de primeira geração", diz Maneschy. Como se vê, vem justamente do Rio de Janeiro tentativas de moralização, mesmo que o resto do país não perceba. 
Bolsonarista vence ação movida por Witzel
Publicidade
O plenário do Órgão Especial do Tribunal de Justiça do Rio absolveu por unanimidade o deputado estadual Anderson Moraes (PSL) da acusação de calúnia, injúria e difamação feita pelo governador afastado Wilson Witzel (PSC). "Witzel quis me processar por eu ter chamado ele e a sua tropa de ladrões. Um ex-juiz deveria saber que não é crime falar a verdade", comemorou Anderson. 
Chapa de ex-prefeitos em Petrópolis
Publicidade
Petrópolis terá uma dobradinha de "ex" nas eleições deste ano. O ex-prefeito Rubens Bomtempo (PSB) se aliou ao também ex-prefeito Paulo Mustrangi para disputar o cargo executivo em novembro. Mustrangi já tinha se lançado pré-candidato pelo Solidariedade, mas aceitou ser vice. A dupla acredita que, unida, tem mais chance de fazer frente ao atual prefeito Bernardo Rossi (PL).
Chapa feminina
Publicidade
O Progressistas confirmou o nome de Carla Machado para disputar a reeleição da prefeitura de São João da Barra, com Carla Caputi (DC) como vice, formando a chapa de mulheres, o que é inédito na cidade.
PICADINHO
Publicidade
Doutores da Alegria celebra 29 anos e seu fundador promove um "conta causos" em live hoje (18), 19h, no Instagram e no Youtube da associação.

MPRJ ajuíza ação para que município de Niterói fiscalize a circulação de motocicletas modificadas para produzir ruídos acima do permitido por lei.

Shoppings da Aliansce Sonae do Rio de Janeiro iniciaram campanha de doação de brinquedos para o Dia das Crianças. Arrecadação irá para diversas instituições filantrópicas de comunidades do entorno dos estabelecimentos. Os shoppings participantes são: Bangu Shopping (Bangu), Carioca Shopping (Vicente de Carvalho), Caxias Shopping (Duque de Caxias), Passeio Shopping (Campo Grande), Pátio Alcântara (Alcântara), Santa Cruz Shopping (Santa Cruz), Shopping Grande Rio (São João de Meriti), Shopping Leblon (Leblon), São Gonçalo Shopping (São Gonçalo), Via Parque Shopping (Barra da Tijuca) e Recreio Shopping (Recreio).