Wilson Witzel - Daniel Castelo Branco
Wilson WitzelDaniel Castelo Branco
Por O Dia
Os deputados estaduais votam hoje, na Assembleia Legislativa do Rio (Alerj), sobre o prosseguimento do processo de impeachment de Wilson Witzel. As chances de o governador afastado se salvar são quase nulas. Beira o impossível.

O ex-ocupante do Palácio Guanabara perdeu a governabilidade junto aos parlamentares ao queimar as pontes de negociação com eles ao não afastar auxiliares de confiança quando suas cabeças foram pedidas.

Contra Witzel, pesa a denúncia baseada em supostos desvios financeiros cometidos pelo governador afastado na área da Saúde, sobretudo junto a Organizações Sociais de Saúde (OSs) e na construção de hospitais de campanha para combate à pandemia. Mas ele "vende" confiança: "Resistirei. Politicamente, minha história está apenas começando", disse.

Nos bastidores, o que se especula é que Witzel discursa hoje com cálculos jurídicos no colete do paletó. Derrotado politicamente na Alerj, ele parte para o julgamento do mérito e tem até 180 dias para aguardar o desfecho. O ex-juiz analisará a condução do processo. Advogados que conhecem os meandros judiciais contam que é provável que, em até 60 dias, Witzel pedirá a suspeição do juiz Marcelo Bretas para julgar o seu caso no primeiro degrau da Justiça, renuncia ao cargo e o processo desce para a 1ª instância, depois segue para 2ª, mais adiante será apreciado no STJ e, por fim, no Supremo Tribunal Federal. A fonte da coluna perguntou: "O que você prefere: ter somente duas instâncias para resolver o seu caso ou quatro? Para ser quatro - ele mesmo responde - só renunciando!". O tempo neste caso será o senhor da razão.
Minc revoltado com o general
Publicidade
O ex-ministro Carlos Minc não se conforma com as declarações do General Heleno sobre a Amazônia. "Ele diz que é difícil combater desmatamento, usa como desculpa o fato de o Brasil ser um país grande. Mentira descarada! Na nossa gestão (2008/10), reduzimos desmatamento pela metade, prestigiando Ibama, ICMbio e Inpe: órgãos de excelência que são atacados por BolsoNero. E criando o Fundo Amazônia e Fundo Clima, que foram desativados por Sinistro Salles. Aí está a causa da tragédia!", diz Minc. 
Eleição 2020: O piso e o teto
Publicidade
Há menos de dois meses, Eduardo Paes, do DEM, usou uma explicação já conhecida para dispensar um postulante para ser seu vice: "Fulano, você é um nome excelente. No primeiro turno, você aumenta o meu piso. O problema é que, no segundo, você rebaixa o meu teto". Então, tá. 
Asfixia Perinatal
Publicidade
O deputado estadual Rodrigo Amorim (PSL) quer ver o Cristo Redentor e o Maracanã cobertos por luz verde em homenagem ao Dia de Conscientização sobre Asfixia Perinatal. Pelo projeto, casos detectados em grávidas deverão ser encaminhados para centros de referência como o Hospital Pedro Ernesto. A ideia é acender as luzes verdes no dia 22 de agosto do ano que vem. O problema mata 15 bebês ou fetos por dia no Brasil.
Exibição de propaganda eleitoral na TV
Publicidade
A direção executiva do PSB de Volta Redonda protocolou petição cível solicitando a exibição de propaganda eleitoral na TV. O pedido é fundamentado na Resolução 965/2016, que dispõe que todos os municípios com mais de 200 mil eleitores, portanto, com segundo turno de votação, tenham a transmissão realizada pela TV. O município conta com canais repetidores da Globo, Record e SBT. 
PICADINHO
Publicidade
Universidade Veiga de Almeida realiza hoje (23), às 19h30, debate online gratuito sobre o ecossistema empreendedor no Brasil pós-pandemia.

MPRJ ajuíza ação para que seja restabelecida frota integral no serviço de ônibus em Petrópolis.

MAC Niterói ganha iluminação especial lilás, em homenagem ao mês do Alzheimer. Ação vai até domingo (27).