Comerciantes não estão otimistas com movimentação no Natal - Divulgação
Comerciantes não estão otimistas com movimentação no NatalDivulgação
Por O Dia
O Natal é símbolo de paz, congraçamento da família e pensamentos bons. Isto não significa que devamos esquecer que o deste ano será o mais incerto do século. A pandemia tirou o planeta dos eixos e trouxe insegurança para os lares: desemprego, aumento da pobreza, falta de dinheiro no bolso e nenhuma perspectiva de curto prazo. Sondagem do Instituto Fecomércio RJ (IFec RJ) sobre encomendas para o Natal perguntou aos empresários do estado se eles pretendiam fazer pedidos para a data neste ano: 35,8% dos gestores afirmaram que sim, e 64,2% disseram que não pretendem. Este dado revela uma queda de quase 16 pontos percentuais em relação aos que pretendiam realizar a encomenda em 2019. O levantamento contou com a participação de 411 proprietários de estabelecimentos no estado do Rio.
Não é uma notícia boa. O deputado Luiz Paulo Corrêa da Rocha alerta que "a economia do cotidiano é um grande problema e o consumidor não deve comprar supérfluos. Os preços dos alimentos sofreram um grande acréscimo. Devemos evitar industrializados". O economista Mauro Osório diz que o problema do Rio é que não se tem um projeto de desenvolvimento. Para se ter uma ideia, 30% dos fornecedores da cadeia de petróleo são de empresas de fora do estado". Assim, fica difícil gerar emprego. Sem emprego, sem dinheiro circulando, tudo indica, teremos um Natal realmente mais modesto. A união social é uma das poucas saídas que restam aos fluminenses. 
Publicidade
Quentinha
A prefeitura do Rio contratou sem licitação a empresa Guelli Comércio e Indústria de Alimentação, para fornecer comida em unidades de saúde: R$ 5,6 milhões, pelos próximos 6 meses. A vereadora Teresa Bergher alerta que a RioSaúde também fez com a mesma empresa um outro contrato emergencial de fornecimento de alimentos ao Hospital Rocha Faria, no valor de R$ 5,2 milhões. 
Publicidade
CPI "Guardiões do Crivella": indefinição
A reunião de instalação da Comissão Parlamentar de Inquérito (CPI) criada pela Câmara Municipal do Rio de Janeiro para investigar os "Guardiões do Crivella", um grupo de servidores acusados de ficar na porta dos hospitais para abordar pacientes e impedir denúncias da imprensa, acabou sem definição dos cargos. O encontro aconteceu na última terça-feira (22), no Palácio Pedro Ernesto. 
Publicidade
São Gonçalo
O pré-candidato a prefeito de São Gonçalo Roberto Sales anunciou, na tarde da última terça-feira (22), o nome de seu pré-candidato a vice-prefeito. É o médico Isac Esteves, do Partido Trabalhista Cristão (PTC). 
Publicidade
Equipe multidisciplinar
Deputada Enfermeira Rejane defende a obrigatoriedade de todos os hospitais de emergência do estado do Rio em manter uma equipe multidisciplinar especializada em saúde mental para atendimentos e acompanhamento dos casos de sofrimento psíquico em especial as tentativas de suicídios e de pacientes com necessidades decorrentes do uso de álcool e outras drogas. O assunto será discutido na Alerj. 
Publicidade
PICADINHO
A plataforma de leitura digital Árvore irá realizar o webinar Novo Contexto Escolar: como gestores podem adaptar as suas escolas. Hoje (24), às 18h, no canal Leia na Árvore, no YouTube.

O coordenador executivo do AfroReggae, William Reis, e o delegado Brenno Carnevale conversam em live no Instagram sobre os dilemas da segurança pública no Rio de Janeiro. Hoje (24), às 20h.

O aumento no número de casos de depressão chega, em média, a 40% nos últimos meses, segundo entidades ligadas ao tema. O fenômeno levou a Clínica da Gávea, de psiquiatria, por exemplo, a construir um espaço exclusivamente para este tipo de atendimento.