Marcelo Crivella - Cléber Mendes
Marcelo CrivellaCléber Mendes
Por O Dia
O prefeito do Rio, Marcelo Crivella, sofreu uma derrota esta semana, após o TRE-RJ torná-lo inelegível até 2026. A defesa do prefeito decidiu por recorrer da sentença e, agora, sua candidatura à reeleição deixa o eleitorado e seus opositores com atenção redobrada no que vai acontecer. A coluna ouviu o advogado Vinícius Cordeiro, especialista em legislação eleitoral, que explicou a possibilidade de Crivella continuar ou não na disputa para a eleição de novembro.
"A inelegibilidade dele ainda não está configurada, porque existe a possibilidade de ele entrar com embargo de declaração em três dias depois da publicação do acórdão. A inelegibilidade só se opera depois do julgamento do embargo. Isso vai fazer com que a inelegibilidade dele provavelmente seja superveniente. Mas essa história sobre concorrer sob liminar é relativo, porque se no julgamento do registro dele a inelegibilidade não tiver configurada, a inelegibilidade dele só vai poder ser deduzida depois da eleição. Mesmo assim, ele é considerado sub judice. Mesmo que ele não conseguir a liminar, ele pode concorrer sub judice desde que ele recorra. Então, ele vai recorrer da decisão do registro que indeferir. Agora, o cara que concorre dessa forma perde muito politicamente. Não é só uma questão jurídica. Se ele conseguir a liminar, essa liminar vai fazer com que o recurso seja deferido, mas, mesmo assim, ele vai concorrer também sub judice. Só que não com a pecha de indeferido. É sutil, mas faz uma diferença danada na percepção do eleitorado", esclareceu.
Publicidade
Já tem gente de olho na hipótese de Crivella vencer a eleição e, depois, ser tirado do cargo. Neste caso, assumiria a sua vice, tenente-coronel do Exército, Andréa Firmo, da cota do presidente Bolsonaro. 
Praça pública ou prevenção?
Publicidade
O vereador Paulo Pinheiro (PSOL) anda indignado com o prefeito Marcelo Crivella. "Por que o prefeito gasta mais em praça do que em prevenção de enchente? Por que só asfalta rua em ano eleitoral, mas ignora a cidade completamente durante os outros 3 anos? Porque Crivella só visa reeleição", diz ele.
Constrangimento em quatro rodas
Publicidade
Tem um deputado federal eleito pelo Rio de Janeiro que precisa de carro, mas está constrangido com o que vem por aí. Isto porque a Câmara abriu licitação para locar novos possantes para a casa. Serão alugados 72 veículos tipo sedan. A despesa com o combustível e o motorista não estarão inclusos nos contratos. 
Olha o gás
Publicidade
A Câmara dos Deputados abriu licitação para compra de 40.000 Kg de gás para os apartamentos funcionais dos parlamentares. No edital, não informa o valor a ser pago pelo produto, mas para o brasileiro comum sabemos que está pela hora da morte. 
PICADINHO
Publicidade
Centro de Operações Rio está entre os 10 melhores serviços de governo no universo digital e concorre ao prêmio iBest deste ano.

MPRJ desenvolve o projeto 'Transparência Covid-19' para verificar se municípios disponibilizam seus gastos no combate ao novo coronavírus, como determina a lei

Cinema Nosso exibe a mostra "Empoderamento e Cinema: Jovens Negras no Audiovisual". Projeto faz parte do programa de formação para jovens negras do Rio, com o objetivo de promover o acesso democrático à produção, formação e empreendedorismo audiovisual. As lives serão transmitidas no YouTube do Cinema Nosso, hoje (26), às 10h.