Comte: prioridade para alunos que vão fazer o Enem em 2021 - Divulgação/Alerj
Comte: prioridade para alunos que vão fazer o Enem em 2021Divulgação/Alerj
Por O Dia
O partido Cidadania é forte no interior do Rio de Janeiro. Na capital, a legenda optou por apoiar Eduardo Paes, do DEM, à prefeitura. Tudo parecia estar indo bem quando tornou-se pública a nomeação de Comte Bittencourt como novo secretário de Educação do Governo do Estado. Lembre-se que Comte foi vice de Paes na chapa derrotada, em 2018, por Wilson Witzel e Cláudio Castro. O aceite do professor provocou um verdadeiro barata voa dentro do seu próprio partido. Os correligionários não gostaram. E falaram que a própria família de Comte teria sido contra a nomeação dele num cargo considerado de alto risco neste momento.
Esta semana que começa seria de festa com a adesão à legenda do deputado Luiz Paulo Corrêa da Rocha, que já se desligou do PSDB. Mas, na verdade, ocorreram mudanças nos planos e o parlamentar optou por só bater o martelo depois das eleições de novembro. "Cumpri rigorosamente o processo de fidelização partidiária. Penso ser bem mais razoável esperar o término das eleições deste ano. Todos sabem que sou um deputado de oposição. Por isso, junto com a deputada Lucinha, eu pedi o impeachment do governador Witzel". Sobre a ida de Comte para o governo, elegante, Luiz Paulo preferiu não comentar. Embora ele, já há muito tempo, considera mais prudente quem se elege para o legislativo não aceitar cargos no executivo para manter a isenção da função de fiscalização dos poderes. "Quando se sai do governo, a fiscalização torna-se branda. E, se for demitido, a fiscalização passa a ser raivosa", costuma dizer.
Publicidade
A desunião que desfaz a força
Com base na primeira pesquisa do Instituto Paraná, após a definição do quadro de candidaturas à prefeitura do Rio, Martha Rocha (PDT) está em terceiro, com 11,8%. Se não tivesse subido na árvore a união com Bandeira de Mello (Rede), a chapa subiria para 15,4% e ficaria em segundo, atrás de Eduardo Paes. 
Publicidade
De arma nova na cintura
Com o tanto de ataques a corte, o STF abriu licitação para comprar 45 pistolas 9 milímetros para os agentes de segurança da casa. O valor total da licitação foi estimada em R$ 171 mil. 
Publicidade
A luta por espaço no partido
Apesar da decisão do STF que divide 50% do tempo de TV e do fundo eleitoral para candidaturas de negros em 2020, há uma reclamação interna no PT do Rio que Lindbergh Farias, Reimont, Luciana Novaes e Elika Takimoto concentram 85% dos recursos, deixando o resto da nominata a brigar pelos 15% restantes. 
Publicidade
Segurança e cidadania
O coronel Ibis Pereira, ex-comandante da PM, tem dito que aceitou ser indicado a vice-prefeito na chapa de Renata Souza, do PSOL, para ajudar a construir um plano municipal de segurança cidadã, calcado na prevenção, inteligência e diálogo com a população, principalmente com os moradores das favelas e periferias.
Publicidade
PICADINHO
FGV Energia promove encontro de mulheres líderes para tratar de energia, economia e política. Hoje (28), às 18h, na conta da FGV no Youtube.
Publicidade
Amanhã (29), às 15h, o Hospital Adventista Silvestre promove o webinar "Como prevenir doenças com a luz solar e vitamina D". A transmissão acontece através do Zoom Meet.

Evento Semana da Liberdade 40+ terá conteúdos sobre como vencer as barreiras damulher após os 40 anos e dominar os efeitos da menopausa. Programação e inscrição gratuita no site do evento. 
Congresso online e gratuito, Cognition Unisinos vai contar com profissionais relevantes das áreas de marketing, inovação e comportamento. Inscrições para participar terminam hoje (28), no site do evento.