Eurico Júnior (foto) foi convocado para o lugar de João Peixoto - Agência Câmara
Eurico Júnior (foto) foi convocado para o lugar de João PeixotoAgência Câmara
Por O Dia
A morte por Covid-19 do deputado João Peixoto (DC), no dia 30, em Campos, foi o motivo para a convocação do suplente Eurico Júnior, ex-prefeito de Vassouras, para assumir a vaga. Hoje pela manhã, ele tomará posse no gabinete do presidente da Alerj, deputado André Ceciliano, e, amanhã, será a posse no plenário da Assembleia, com o juramento oficial.

Eurico adiantou que buscará recursos para melhorar a infraestrutura de estradas estaduais que atendem Paty do Alferes e Miguel Pereira, como asfaltamento e recapeamento de alguns trechos importantes dos municípios. Ele, que foi do PV, atualmente está filiado ao PSC e é um dos três candidatos à prefeitura de Vassouras, sua cidade natal. Eurico Junior é um dos políticos mais experientes do estado. Ele foi eleito vereador por Vassouras (1982 a 1988), prefeito de Paty do Alferes, por dois mandatos (1989 a 1992/ 1997 a 2000), e em Vassouras (2005 a 2008), além de ter sido deputado federal (2013 a 2015). Em sua trajetória política, teve passagem pelas legendas PDS, PMDB, PSDB e PV.

Como deputado, Eurico conta que vai defender a bandeira política do desenvolvimento do interior do estado e pensa em união dos municípios. "Hoje mais do que nunca penso que o pensamento coletivo regional é uma medida mais próxima de cumprimento das metas e objetivos. Um município sozinho não consegue muita coisa, mas vários municípios juntos, enquadrados numa região, possuem uma identidade, uma força, uma vocação cultural, turística, industrial e empresarial. Isso é muito importante".
O grito dos engenheiros
Publicidade
O presidente do Senado, David Alcolumbre, recebeu do presidente do Instituto Estadual de Engenharia e Arquitetura um ofício solicitando especial atenção para o projeto que caracteriza como carreira de Estado as atividades exercidas por engenheiros, arquitetos e engenheiros agrônomos no serviço público federal, estadual e municipal, que encontrava-se completamente inerte no Senado, com status de pronto para deliberação do plenário. 
Sistema oscilando
Publicidade
Advogados estão reclamando do sistema PJe de primeira instância da Justiça Eleitoral, pois tem oscilado muito no acesso. O medo dos profissionais é de perderem os recursos, já que os prazos eleitorais são muito curtos. O Processo Judicial eletrônico (PJe) é um sistema desenvolvido pelo CNJ em parceria com os tribunais e a participação da Ordem dos Advogados do Brasil. 
Dinheiro curto
Publicidade
Projeções do Instituto Fecomércio de Pesquisas e Análises (IFec RJ) sinaliza que, em 2020, o gasto médio no Dia das Crianças, será de R$ 180,85 - em 2019, foi de R$ 163,33 - um aumento de aproximadamente 10,4%. No ranking dos produtos mais desejados, estão: brinquedos (58,6%); roupas (28,1%); eletrônicos como videogames e tablets (14,8%); livros (14,1%); calçados (11,3%); jogos de computador (8,2%); bicicleta (5,1%); outros presentes (4,3%). 
Campanha sem papel
Publicidade
Para reduzir custos operacionais e riscos de contaminação viral, o candidato a prefeito da "Coligação Resende Acima de Tudo", Cristiano Gonçalves, apresentou a proposta de papel zero nestas eleições. "Todo papel gera dúvida se está ou não contaminado. Não podemos espalhar propostas em papel e correr o risco de sermos vetores de coisas ruins. Nossa campanha será focada no digital e na mídia visual", diz Cristiano. 
PICADINHO
Publicidade
Pesquisa da Defensoria do Rio constatou que cerca de 50% dos estudantes em todo o Estado precisam dividir equipamento para estudar durante a pandemia e enfrentam problemas de conexão.

Uerj promove encontro internacional sobre educação filosófica para crianças e adultos. Evento online será de hoje (5) a sexta (9).

Detran.RJ prorroga prazo de licenciamento para veículos com finais de placa 0, 1 e 2 para o dia 31 de outubro.