Marina Rocha larga na frente na disputa eleitoral em Guapimirim - Reprodução/Facebook
Marina Rocha larga na frente na disputa eleitoral em GuapimirimReprodução/Facebook
Por O Dia
Entre os dias 3 e 5 de outubro, o IBOPE Inteligência realizou pesquisa de intenção de voto no município de Guapimirim. A margem de erro máxima estimada é de 6 pontos percentuais para mais ou para menos sobre os resultados encontrados no total da amostra. O nível de confiança utilizado é de 95%. O documento foi registrado no Tribunal Regional Eleitoral do RJ sob o protocolo NºRJ01232/2020. A candidata Marina (PMB) aparece na liderança com 40% das intenções de voto. Em outro patamar, Ligia do Nelson do Posto (PSD) e o atual prefeito Zelito Tringuelê (PL) apresentam 16% das menções, cada um, e estão tecnicamente empatados com Professora Noemi (PTB), que obtém 8%, e Ismeralda (MDB), que soma 6% das citações, já que a margem de erro do levantamento é de 6 pontos percentuais. Os eleitores que demonstram intenção de votar nulo ou em branco somam 10% e os indecisos são 4%.
A candidata Marina (PMB) tem intenção de voto mais acentuada entre os eleitores da faixa etária de 16 a 34 anos (47%) do que entre os eleitores com mais de 35 anos (36%). E, também se sobressai mais entre aqueles que possuem ensino médio e superior (44%) do que entre os menos escolarizados (34%). O atual prefeito Zelito Tringuelê (PL) se destaca mais entre as mulheres (21%) do que entre os homens (10%). Nesta mesma pesquisa, os consultados listaram os problemas que eles gostariam de ver resolvidos na cidade. Os seis primeiros são: Saúde, 60%; Geração de Empregos, 43%; Educação, 30%; Segurança pública, 25%; Transporte coletivo, 22% e Calçamento de ruas e avenidas, 19%. 
Publicidade
Mais polêmica na Firjan
O empresário Eduardo Eugênio toma posse como presidente da Firjan, para um mandato de 4 anos, no dia 14 de outubro. Foi uma eleição difícil. Há uma ação judicial de um dos sindicatos filiados que questiona a legitimidade de sua reeleição. Pela primeira vez, houve uma oposição que chegou perto de tirá-lo da cadeira que ocupa há 25 anos, onde 42% dos sindicatos votaram contra a sua permanência como líder da 2ª maior Federação das Indústrias do país. 
Publicidade
Capacitação para seguranças de deputados
Agentes de segurança da Alerj acabaram de passar por um curso de Estágio de Proteção de Autoridades, com o objetivo de aprimorar e qualificar os conhecimentos e técnicas de atuação. Cerca de 97 seguranças de diversos órgãos participaram da capacitação, numa parceria da Assembleia com a Subsecretaria Militar do Gabinete de Segurança Institucional do Governo do Estado e a Procuradoria Geral do Estado. 
Publicidade
Exigência indevida
O Tribunal de Contas suspendeu licitação de coleta de lixo no município de Sapucaia no valor de R$ 2.618.232,00. Segundo o TCE/RJ, o edital exigiu indevidamente atestado de capacidade operacional registrado no órgão de classe, o que seria ilegal. 
Publicidade
Nomes da Nova Política em 2020
Concorrem este ano: Capitã Cloroquina (Avante), Cristiana Mãe dos dez Reais (PRTB), Elias Rolo Compressor (Rede), Ricardo Chapolim (PT), Sol da Zona Oeste (PTB), Bico Doce (PV), Boquinha (SD), Alexandre Cemitério (PP) e Dudu Blackout (PSD). 
Publicidade
PICADINHO
Defensoria Pública realiza webinar “O desembargador, o engenheiro civil e a cidadania: reflexões sobre o Brasil profundo”, para falar de episódios de "carteiradas". Hoje (8), às 17h, no Youtube.

Vendas no varejo para o Dia das Crianças devem encolher quase 5%, indica CNC. Retração é causada pela pandemia.

FGV realiza webinar sobre motivação no período de pandemia, na sexta (9), às 14h, no Youtube da Fundação.