O documento explica que o plano do trabalho é o seguinte: "iniciamos com uma breve descrição do contexto, das bases de dados e da metodologia proposta. Depois realizamos a análise dos principais resultados abertos por grupos etários, estratos de renda e unidades geográficas, o que nos permite melhor direcionar as prescrições de políticas públicas. Ao fim, apresentamos a visão dos professores sobre o ensino remoto na pandemia, os principais elementos do debate sobre a volta às aulas e as principais conclusões do estudo". Uma das conclusões é que tanto no Rio de Janeiro como no resto do país, a mãe é a pessoa da família que acompanha de perto o desenvolvimento escolar dos filhos. "São as mulheres que mais auxiliam nas atividades educacionais dos filhos (22% versus 14% dos homens), além de lerem, jogarem e brincarem mais com as crianças (25% versus 17%, respectivamente). Por fim, são elas também que se responsabilizavam mais por levar as crianças na escola, médico ou parque (24% versus 18%, respectivamente)".
O documento explica que o plano do trabalho é o seguinte: "iniciamos com uma breve descrição do contexto, das bases de dados e da metodologia proposta. Depois realizamos a análise dos principais resultados abertos por grupos etários, estratos de renda e unidades geográficas, o que nos permite melhor direcionar as prescrições de políticas públicas. Ao fim, apresentamos a visão dos professores sobre o ensino remoto na pandemia, os principais elementos do debate sobre a volta às aulas e as principais conclusões do estudo". Uma das conclusões é que tanto no Rio de Janeiro como no resto do país, a mãe é a pessoa da família que acompanha de perto o desenvolvimento escolar dos filhos. "São as mulheres que mais auxiliam nas atividades educacionais dos filhos (22% versus 14% dos homens), além de lerem, jogarem e brincarem mais com as crianças (25% versus 17%, respectivamente). Por fim, são elas também que se responsabilizavam mais por levar as crianças na escola, médico ou parque (24% versus 18%, respectivamente)".