Francisco Barreto - Divulgação
Francisco BarretoDivulgação
Por ADRIANA CRUZ

Rio - Buscar as soluções dos problemas com foco nas pessoas. É o que defende o antropólogo Francisco Barreto. A técnica inovadora é conhecida no mundo inteiro como Design Thinking, que utiliza o método de reunir empatia, colaboração e experimentação para garantir resultados eficazes na gestão de políticas públicas e de empresas privadas. Para isso, projetos megalomaníacos dariam espaços para ações menores e eficientes nos casos concretos.

A corrupção é escoadouro de dinheiro. Mas a má gestão também?

Sem dúvida. Porém, além da corrupção, há inúmeros problemas. O Estado não tem mecanismo para acompanhar o mundo da inovação.

É uma máquina emperrada?

Tem problemas na aplicação de leis. Os setores funcionam separados e se comunicam mal. Falta inteligência no uso das informações. A Sociedade Civil tem que participar mais das soluções.

Exemplo?

Transparência e união dos bancos de dados. Há esforços neste sentido nos governos federal e estaduais, mas nos municípios são incipientes.

Como seria o trabalho em um caso concreto?

O número de tuberculose é alto na Rocinha. Então é preciso colocar o pé lá. Assim, você entende o problema de forma diferente. Nossa cultura leva a projetos megalomaníacos, mas, às vezes, o melhor é fazer algo pequeno para resolver a questão.

Você pode gostar
Comentários