Presidente da OAB, Felipe Santa Cruz - Maíra Coelho / Agência O Dia
Presidente da OAB, Felipe Santa CruzMaíra Coelho / Agência O Dia
Por ADRIANA CRUZ

Presidente Nacional da Ordem dos Advogados do Brasil, Felipe Santa Cruz, enfrenta campanha de difamação nas redes sociais. Em uma delas, há foto falsa com a informação de que Santa Cruz apoiou o terrorista italiano Cesare Battisti, personagem de um dos episódios mais controversos da política externa do governo Lula (2003-2010). Na imagem, a pessoa apontada como Santa Cruz é o filho do ex-presidente Luis Inácio Lula da Silva, o Lulinha.

Com a palavra - Felipe Santa Cruz, presidente da OAB

Como desconstruir as falsas notícias?

Estamos fazendo um trabalho de esclarecimento. É uma tentativa clara de enfraquecer as pessoas e as instituições e provocar uma crise na Democracia. Pedi a retirada do material do ar.

Virou jogo sujo?

São perfis falsos, de robôs, e depois as mensagens são replicadas por pessoas de boa-fé. É uma máquina de destruição de instituições e reputações. É preciso campanha de conscientização.

A lei precisa ser mais rigorosa?

O Marco Civil da Internet representou conquista, ao prever a retirada de conteúdo indevido da rede, pela via judicial. Porém, é preciso mais. A Ordem pretende discutir sobre isso. A internet não é território sem lei.

Comportamentos mudaram muito com as redes sociais?

Maus comportamentos são dores do aprendizado. Tem profissional em destruir reputações. Agora, as redes são importantes.

Você pode gostar
Comentários