Elenco da novela 'Segundo Sol' - Reprodução internet
Elenco da novela 'Segundo Sol'Reprodução internet
Por

Na última quarta-feira, este colunista recebeu a informação de que estava acontecendo uma reunião com o elenco de "Segundo Sol" para falar sobre a falta de personagens negros na próxima novela das nove da TV Globo. Além disso, haveria um suposto e-mail enviado apenas aos atores brancos explicando o que eles deveriam responder à imprensa sobre essa questão, já que a apresentação da trama para os jornalistas acontece na próxima terça. Lázaro Ramos, que nem está no elenco do folhetim, abraçou a causa!

A coluna procurou a Central Globo de Comunicação, que esclareceu a questão. "Não houve reunião do elenco com a Comunicação; não há, nem nunca houve e-mail da Globo com instruções ao elenco sobre esse assunto; na época da escalação de 'Segundo Sol' discutiram-se nomes como o de Taís Araújo, que não poderia pois está em 'Mister Brau', e de Camila Pitanga, que não se sente pronta para voltar às novelas, depois do acidente que causou a morte de Domingos Montagner no final de 'Velho Chico'".

Na quarta, um grupo de atores da novela procurou a diretora do DAA (Desenvolvimento e Acompanhamento Artístico), Monica Albuquerque, para conhecer o posicionamento da empresa sobre os comentários críticos à escalação da trama que circularam nas redes sociais no fim de semana. Eles ouviram da Globo que uma história como a de "Segundo Sol", também pelo fato de se passar na Bahia, traz muitas oportunidades e, sem dúvida, reflexões sobre diversidade na sociedade, que serão abordadas ao longo do folhetim, que está estruturado em duas fases.

As manifestações críticas que a Globo viu, até agora, estão baseadas sobretudo na divulgação da primeira fase da novela, que se concentra na trama que vai desencadear as demais.

GLOBO ADMITE FALTA DE ATORES NEGROS

"Estamos atentos, ouvindo e acompanhando esses comentários, seguros de que ainda temos muita história pela frente. Foi colocado que, de fato, ainda temos uma representatividade menor do que gostaríamos e vamos trabalhar para evoluir com essa questão. É importante esclarecer que conversas como as que aconteceram na quarta-feira são comuns e, inclusive, encorajadas numa empresa que preza a transparência e o diálogo com seus colaboradores".

Resumindo: A Globo admitiu que tem pouco negro na novela, mas prometeu que vai mudar esse quadro na segunda fase da trama.

Você pode gostar
Comentários