Marcelo e Tati Martins - Divulgação
Marcelo e Tati MartinsDivulgação
Por

'O CASAL PICA DA INTERNET', é assim que Tatiana Martins e Marcelo Carlos são conhecidos pela legião de fãs que conquistaram no Youtube. Os dois brasileiros que atualmente residem na Flórida, são apresentadores do canal Web TV Brasileira, e levam ao público entretenimento de qualidade através de transmissões ao vivo com padrão profissional. Todos os dias, de segunda à sexta, à partir das 20h, eles replicam as principais fofocas diárias, além de comentar os principais realities shows e a vida dos colegas youtubers. Tudo isso sempre com muito bom humor e compartilhando a opinião dos seguidores que interagem com eles em tempo real. Tati e Celo, como são conhecidos, ainda produzem as famosas 'Rapidinhas' durante o dia, que são vídeos curtos e gravados contendo os últimos acontecimentos no meio dos digitais influencers. Quando questionada sobre a semelhança de seu trabalho com o de Sonia Abrão, Tati foi enfática: "Não me indentifico com a 'pegada' dela e nem me inspiro nela. Nunca escondi isso de ninguém."

Com tantos programas de fofoca surgindo, vocês acham que o conteúdo de vocês em um deles seria o diferencial?

Nosso formato é interativo real, nossa audiência participa de verdade e faz a diferença nos nossos conteúdos. Não sei até que ponto a TV estaria disposta a deixar os internautas participarem de verdade e os apresentadores serem realmente espontâneos.

Se chamassem você e o Marcelo pra apresentar um programa de TV no Brasil, vocês topariam?

Iria depender muito da proposta. A TV nunca foi nosso objetivo e não nos iludimos com ela.

Como surgiu a ideia do canal que faz de vocês os únicos do segmento?

O canal foi consequência de um trabalho que fazíamos com a nossa produtora. Eu era fotógrafa, trabalhava em alguns jornais e revistas brasileiros, já tive coluna em um deles cobrindo eventos locais. Em 2009 queríamos fazer essa cobertura em vídeo, iniciamos entrevistando cantores que vinham fazer show na Florida e postávamos na nossa própria plataforma. O tempo foi passando, em 2011 criamos uma conta no Youtube e começamos a postar lá, os shows diminuíram e precisávamos de mais conteúdo. As fofocas foram uma boa saída. Não ganhávamos dinheiro nenhum com isso, cansamos, paramos um tempo e voltamos com outro formato em 2015, com outra linguagem, mas ainda assim não ganhávamos dinheiro. O #HoraDaFofoca, "ao vivo" diário, só veio em fevereiro de 2017. Foi aí que o trabalho real começou.

O que faz isso tudo dar tão certo?

Comprometimento, dedicação e liberdade de expressão. Não temos que perguntar a terceiros se podemos ou devemos falar algo. E respeito para com a nossa audiência.

Qual a importância de ser ao vivo? Não seria mais fácil fazer gravado?

Pra nós é muito mais fácil fazer ao vivo. O contato real e diário nos faz bem, não rendemos em um programa gravado o que rendemos em uma 'live'.

Tati, você se incomoda de ser chamada de 'Sonia Abrahão da interenet'?

Eu levo as comparações com bom humor e entendo, afinal, somos mulheres, falamos da vida dos outros, damos nossa opinião sobre fofocas, comentamos reality shows. 'Sonião' tá na TV há anos, reconhecidíssima e eu cheguei agora em uma plataforma "nova". Os estilos são diferentes, não me identifico com a "pegada" dela. Eu nunca quis ser a Sônia Abrão da internet e nunca escondi isso de ninguém.

Dá pra sobreviver e pagar as contas só trabalhando com o canal?

Dá sim. Nunca, em 21 anos juntos, estivemos tão bem como agora.

Vocês têm alguma renda por fora?

Não, hoje nossa renda vem 100% do YouTube.

Em que momento vocês perceberam que dava pra viver disso?

Três meses depois de começarmos a fazer 'ao vivos' diários atingimos uma grana que dava pra pagar as contas e comer sem depender do dinheiro da produtora. Em seis meses nos dedicando diariamente triplicamos esse valor.

Vocês começaram com fofocas e depois passaram a comentar realities. Isso partiu de vocês ou o público sentiu a necessidade de consumir esse tipo de conteúdo?

Os realities sempre estiveram presentes, só sentimos a necessidade de dar uma dividida na programação e começamos a nos dedicar mais a comentar os programas 'ao vivo', é claro.

O que faz o público de vocês ser tão fiel?

Bom, pelo feedback que recebemos diariamente, eles chegam no canal pela fofoca mas ficam por causa do nosso jeito, se identificam, se divertem, sentam na sala pra assistir com a família como se fosse um programa de TV. Eles fazem parte do nosso dia e nós do deles. Vale lembrar que nosso público é em sua maioria adulto.

Já pensou em mudar a proposta do conteúdo de vocês?

Nosso negócio é o entretenimento, no decorrer dos anos nós evoluímos, ficamos mais espontâneos, a gente introduziu o Vlog e outros formatos e conteúdos, temos várias playlists com propostas variadas.

Quem são Marcelo e Tati? Se apresentem resumidamente.

Pessoas simples, que odeiam drama e 'babadores de ovo'.

Vocês são muito cobrados quando não é possível produzir conteúdo?

Não! As pessoas sabem do nosso comprometimento. Se não podemos fazer 'ao vivo' avisamos e o povo entende de boa.

Rola um preconceito dos colegas do YouTube por vocês falarem deles?

É super comum um ou outro ficar irritado, faz parte, e a gente transforma a irritação deles em conteúdo para o canal.

Conseguem ter amizades com youtubers ou eles ficam sempre com um pé atrás?

A maioria se aproxima para que a gente não fale mais deles, afinal, nós damos nossa opinião sobre as polêmicas e alguns não curtem, portanto, temos pouquíssimos amigos nesse meio. Os que ficaram, respeitaram o nosso trabalho. Os que se aproximaram na expectativa de nos 'calar' estão bem longe da gente.

O que vocês já disseram ao vivo que mais deu dor de cabeça?

Uma dia falei mais do que devia sobre a intimidade de uma youtuber amiga minha. Vi que errei e me desculpei.

Vocês que resolvem tudo pra entrar ao vivo ou tem alguém que ajuda com detalhes?

Fazemos ao vivo sozinhos, temos um rapaz que nos ajuda nas edições das 'Rapidinhas', tínhamos uma estagiária que nos ajudava mas ela teve que parar por conta da faculdade. Nosso filho Marcelinho nos ajuda com questões mais técnicas.

Qual é o segredo para as transmissões padrão profissional de vocês?

Bons equipamentos, muito estudo e dedicação.

Se o Youtube acabar, qual será o plano B de vocês?

Nunca tivemos plano B para nada na vida.

Quanto em média vocês tiram por mês com o canal?

O suficiente pra guardar dinheiro, antes só conseguíamos pagar as contas e olhe lá.

O que vocês já conseguiram conquistar com esse dinheiro?

Mais conforto.

Em que momento do canal vocês começaram a ganhar dinheiro?

No momento em que comecei a me divertir. Dinheiro bom mesmo começamos a ganhar quando passamos a nos dedicar 100% e diariamente ao canal.

Quanto vocês precisaram investir pra criar o canal e o que foi preciso?

Já tínhamos tudo por conta da produtora. Só de câmeras são mais de R$ 75 mil. Nosso equipamento é muito bom justamente porque já trabalhávamos com isso.

Quais as dicas pra quem, como vocês, quer criar um canal?

Criar um canal é fácil, ganhar dinheiro exclusivamente com o Adsense requer muita dedicação e originalidade. Se você não se divertir fazendo, não vai aguentar muito tempo. Mas lembre-se: fingir que está se divertindo não é se divertir. Prepare-se para trabalhar muito.

Quanto de visualizações mensais vocês conseguem?

Agora estamos fazendo mais de 11 milhões.

Você pode gostar
Comentários