Anitta e Nego do Borel  - reginaldo teixeira / divulgação
Anitta e Nego do Borel reginaldo teixeira / divulgação
Por

Nego do Borel é o assunto da semana. Depois de responder de forma considerada transfóbica um comentário de Luisa Marilac e de ser vaiado no show de Anitta por isso, o cantor se vê em meio a uma crise. E o pior: nas vésperas da gravação de seu novo DVD, o mais grandioso de sua carreira, marcado para o dia 29, no Rio, com uma série de convidados. O comentário rendeu, inclusive, o cancelamento de duas participações, antes confirmadas, das cantoras Luísa Sonza e Ludmilla. Em busca de ouvir a opinião de quem entende de 'crises', a coluna entrevistou três profissionais e perguntou: O que é preciso ser feito agora?

Piny Montoro, empresária e assessora de imprensa. Trabalha com Deborah Secco, Giovanna Ewbank, Glória Pires, entre outros:

Se fosse comigo ou com algum artista meu, acredito que a melhor forma seria uma reunião de equipe para tentar entender qual o melhor discurso daqui para frente. Estamos numa fase em que a internet não perdoa mais nada, tudo é muito intenso e radical. Não se pode deixar ser levado por essa onda, se não ninguém vive. Mas é importante o artista sentar com a equipe e traçar uma estratégia de como lidar. Todos estão sujeitos a errar, a ser mal interpretado. É preciso tomar muito cuidado com tudo que se fala ou escreve. Eu sempre falei para os meus assessorados que estamos num momento 'à flor da pele', é preciso tomar cuidado. Tem que ser o mais 'neutro' possível sem deixar de se pronunciar, mas evitar entrar em polêmicas. Eu não recomendaria o cancelamento do DVD dele ou de um artista meu na mesma situação, talvez no máximo adiar um pouco. Mas acho que o artista tem que assumir seu trabalho, assumir seu erro, e seguir. Eu gosto de trabalhar sempre com 'media training'. É uma forma de alinhar os discursos para não cair em armadilhas.

Rommel Marques, gestor de carreira. Já trabalhou com Zezé Di Camargo e Anitta:

Para mim ele fez uma brincadeira com a Marilac e foi mal interpretado. E o Nego do Borel fez a coisa certa: se desculpou dando satisfação para quem entendeu que ele teria feito algo desagradável. Nos tempos atuais as pessoas exageram nas interpretações e mesmo sem culpa, ele fez o correto, pediu desculpas e explicou. Ele não tem um histórico de desrespeito com as pessoas e é preciso lembrar das boas coisas que o cantor já fez e faz. Minha recomendação é que ele não cancele o DVD, e que as pessoas que irão participar com ele também não cancelem, afinal estamos todos sujeitos a sermos mal interpretados e até mesmo a cometer erros. O Nego não precisa se desculpar mais, ele já fez. A estratégia ideal agora é não falar mais a respeito disso, pois quanto mais você se justifica, mais parece que realmente tem culpa. O foco agora é o DVD e é preciso valorizar esse trabalho e quem está ao lado dele neste projeto, o público, a equipe e os artistas convidados. O foco é valorizar o repertório, as participações e o público que estará presente. Um 'media training' também seria válido, mas acho que principalmente ele precisa debater com a sua equipe e saber como o seu público espera que ele reaja. O Nego do Borel não tem motivo para se esconder, e por isso ele subiu no palco com a Anitta. Ele não errou em sua participação e ela foi amiga em criar está oportunidade.

Willian Rocha, especialista em Marketing Digital, professor da FGV e ESPM:

Vivemos na era da hipertransparência. Não existe mais espaço para acharem que é possível ter um posicionamento agora e daqui um tempo mudar essa opinião radicalmente. Nego do Borel começou com um passo em falso com o clipe em que ele aparece travestido e beijando um rapaz. Existe uma coisa chamada 'lugar de fala', e o Nego do Borel não está neste lugar na questão LGBT . As músicas dele são carregadas de conotação sexual e mostram um certo machismo. Não condiz com quem acredita na diversidade como um todo. Sobre a gravação do DVD, há um risco de rolar um movimento para que o show esteja vazio. Por isso valeria a pena cogitar o cancelamento sim e valeria ele sumir da mídia por um tempo. Se ele optar por não cancelar, deveria convidar pessoas que falem diretamente com o LGBT , pedindo ajuda, para que ele consiga ser desculpado e que se comprometa a não errar mais. Pabllo Vittar poderia ser uma opção para ajudar, caso topasse ser convidada para este DVD, por exemplo. Outra ação prática seria realizar shows em prol de alguma instituição LGBT , que ajude pessoas em situação de violência. Para que ele saia dessa crise é necessário ações verdadeiras.

Procurada, a assessoria de imprensa do Nego do Borel informou: "Estamos há pouco mais de 24 horas do ocorrido no show da Anitta. Não temos nada que indique o cancelamento ou adiamento do DVD do Nego no próximo dia 29".

Você pode gostar
Comentários