Arquipélago de Abrolhosfoto de divulgação TV Brasil
Dentro das muitas inovações contidas na nova programação da TV Brasil, estreia a série documental “Nos caminhos dos Viajantes”, que percorre novamente as rotas dos naturalistas pioneiros que visitaram o Brasil, como Charles Darwin. Trata-se de uma produção conjunta com o Instituto Chico Mendes de Conservação da Biodiversidade (ICMBio) e a Casa Oswaldo Cruz (COC/Fiocruz).
“Celebramos essa parceria vencedora. Através dela, já realizamos juntos a série 'Parques do Brasil', que obteve grande audiência. Na esteira desse sucesso, nasce essa segunda iniciativa. Temos uma grande expectativa porque é um conteúdo de alta qualidade e que bebe dessa fonte que são os programas de natureza, um gênero que tem um apelo muito grande junto ao nosso público", afirma Antonia Pellegrino, diretora de Conteúdo e Programação da Empresa Brasil de Comunicação (EBC), gestora da TV Brasil.
História Natural
Os primeiros registros científicos de muitas espécies de plantas e animais locais foram realizados por exploradores que estiveram no país desde o século 18. Seguindo essa tradição histórica, o seriado percorre os mesmos caminhos e compara as experiências daquela época com os dias atuais. O programa destaca as espécies e as paisagens naturais que eles relataram e o que podemos observar hoje.
Estreia
O primeiro episódio apresenta três importantes arquipélagos protegidos do Brasil, que ofereceram aos viajantes naturalistas daquela época as primeiras impressões sobre a natureza brasileira. O primeiro é o arquipélago de São Pedro e São Paulo, um conjunto de rochedos que marca o ponto mais próximo do Brasil à África.
O segundo é o Parque Nacional Marinho de Fernando de Noronha, um lugar paradisíaco com picos vulcânicos, praias, florestas, muitas aves marinhas e espécies únicas. Ainda nesta edição, a série vai até o arquipélago de Abrolhos, na Bahia, com as deslumbrantes baleias-jubarte. O documentário traz relatos de viajantes naturalistas como Charles Darwin, John Casper Branner, Henry Nicholas Ridley e Charles Frederick Hartt.
e-mail: pautasresponsaveis@gmail.com
Twitter: https://twitter.com/ColunaLuiz
Instagram: https://www.instagram.com/luiz_andre_ferreira/
Linkedin: https://www.linkedin.com/in/luiz-andr%C3%A9-ferreira-1-perfil-lotado-
Os comentários não representam a opinião do jornal e são de responsabilidade do autor.