O tom azul é recomendado para salas e escritórios, segundo o Feng ShuiDivulgação

Para os adeptos do Feng Shui, técnica chinesa milenar que engloba arte, minimalismo e organização para trazer equilíbrio e boas energias ao ambiente, o início do ano é uma boa opção para dar aquela renovada na casa. Dentro dos lares, a escolha das cores e da estética dos espaços está conectada nessa busca por harmonia. No Feng Shui tudo é pensado para que a moradia receba fluxo de energia positiva e propicie um lugar fortalecido energicamente, beneficiando a saúde, a felicidade e a prosperidade.

Os cômodos, por exemplo, devem ser posicionados de forma que permitam a circulação da corrente energética pelo ambiente. Já as cores devem seguir os objetivos de cada uma: vermelho (sucesso e relacionamento), preto (trabalho) e azul (prosperidade e espiritualidade), entre outras. O nome Feng Shui, aliás, significa "vento e água".

Uma sugestão nesta linha são os tons claros e luminosos como a tinta Paquetá 1281 da Iquine que ampliam os efeitos de bem-estar e disposição para ir atrás dos objetivos através da energia criativa que a cor transmite. Vale lembrar que, em decoração de ambiente, a combinação de tons é essencial para fortalecer o acolhimento e a sofisticação que as cores oferecem. Nesse sentido, o marrom claro ajuda a criar uma atmosfera agradável e coexiste de forma harmônica com a Paquetá, ajudando a montar um espaço para concentração e criação, como salas e escritórios.

O cuidado com as cores na técnica Feng Shui também direciona para a composição do espaço, como a organização de livros em uma estante combinando as tonalidades das cores das capas, quadros com imagens ligadas à natureza e/ou com mensagem inspiradora para reforçar a positividade no ambiente, e até mesmo tapetes claros sob a cama para a energia fluir.

Amarelo na cozinha

Cores amarelas são indicadas para a cozinha, pois estão associadas à comunicação, além de abrir o apetite - Divulgação
Cores amarelas são indicadas para a cozinha, pois estão associadas à comunicação, além de abrir o apetiteDivulgação
Na cozinha, os utensílios devem ser armazenados para que pias e bancadas fiquem livres da desordem, pois este é um sinal de inquietação e conflito. Já a organização dá liberdade para a energia circular. Cores como branco, vermelho, laranja, amarelo e bege são bem recebidas. Na definição da cor das paredes, analise os itens que compõem a cozinha e a direção da luz solar para um efeito harmonioso. Cores amarelas, como a tinta Canjica 240 da Iquine, estão associadas à comunicação, além de abrir o apetite.

Outras dicas são para os espaços vazios ou ociosos dentro de casa que podem ser ocupados com plantas, que representam a fertilidade e a saúde no ambiente. No Feng Shui, paredes sujas e descascadas são impurezas que sugam energias boas. A pintura das paredes renova a energia e ajuda a circulação de correntes magnéticas.