Pesquisa do Secovi Rio aponta que, na variação dos últimos 12 meses, o valor do metro quadrado de locação subiu 10,7%, enquanto que para venda a alta foi de apenas 0,6%Freepik

Pesquisa do Secovi Rio (Sindicato da Habitação) revela que em fevereiro houve aumento nos valores do metro quadrado (m²) para locação na cidade do Rio, mas uma pequena queda nos preços para venda. Na variação dos últimos 12 meses, o valor do m² de locação subiu 10,7%, enquanto que para venda a alta foi de apenas 0,6%.

O valor geral do m² residencial ofertado para aluguel foi de R$ 33,83, alta de 2,4% na comparação com janeiro. Já na análise das regiões da cidade, a que apresentou a maior elevação em relação ao último mês foi a Zona Central, com 5,16%, enquanto que a menor ocorreu na Zona Oeste, com 0,75%.

O estudo aponta ainda que o preço geral do m² residencial disponível para venda na cidade do Rio em fevereiro foi de R$ 9.241, queda de 0,8% na comparação com o mês anterior.

Rentabilidade

O levantamento do Secovi Rio também apurou sobre a rentabilidade mensal, ou seja, a divisão do valor do m² de locação pelo valor do m² de venda. Neste caso, a região que se destacou foi a Zona Oeste com 0,444%, enquanto o menor retorno financeiro ocorreu na Zona Norte, com 0,368%. Isso significa que quem comprou imóvel para alugar em bairros da Zona Oeste obteve maior retorno.