Para ajudar na organização, ambiente infantil ganhou móvel lúdico que guarda brinquedos e livrosDivulgação/Edson Ferreira

Com as férias escolares, quem está com os pequenos em casa lida com o desafio de montar uma programação de atividades e também com o próprio lar sendo um dos cenários das brincadeiras. Essa rotina pode significar aquela cena de objetos espalhados por todos os lados. Mas, nem tudo está perdido. A arquiteta Patricia Miranda, do escritório Raízes Arquitetos, dá 6 dicas que podem ser adotadas para garantir a organização dos ambientes:
1 - Espaços multiuso inteligentes
É importante criar ambientes multiusos e considerar a funcionalidade de móveis com espaços de armazenamento embutido, como gavetas, nichos ou prateleiras, que ajudam a manter os brinquedos organizados e ao alcance das crianças.
2 - Zonas de atividade
Estabelecer zonas distintas de atividades em ambientes compartilhados é de extrema relevância, especialmente ao lidar com crianças pequenas. A definição de horários para estudo e brincadeiras não apenas oferece uma estrutura saudável para o desenvolvimento infantil como também maximiza o potencial de aprendizado e diversão.
3 - Materiais de fácil limpeza
Quando se trata de escolher móveis e materiais para a casa, a orientação é optar por itens duráveis e de limpeza simplificada. Superfícies como couro sintético e tecidos resistentes às manchas são possibilidades inteligentes para móveis e estofados. Pisos de madeira, vinil e porcelanato são infinitamente mais simples de limpar quando comparados ao carpete.
4 - Envolvimento das crianças
Envolva as crianças nas tarefas de organização e limpeza. A orientação da especialista é estimular desde cedo o hábito de guardar os brinquedos e contribuir com a realização de pequenas tarefas.
5 - Estoque seguro de produtos de limpeza
Com os pequenos em casa, é fundamental ter produtos de limpeza fora do alcance deles. Na área de serviço, armários mais altos ou com portas pesadas cooperam no desafio de mantê-los longe de materiais que causam danos à saúde infantil.
6 - Decoração inteligente
A sugestão é usar a decoração a seu favor, incorporando caixas organizadoras decorativas, cestas ou móveis que mesclem função e estética. Isso ajuda a manter a ordem enquanto complementa o design da casa.