O desejo de realizar o sonho da casa própria continua firme entre os brasileiros. De acordo com a pesquisa Radar Febraban (Federação Brasileira dos Bancos), 34% dos entrevistados gostariam de aplicar reservas financeiras na aquisição do imóvel, em caso de melhora na economia. O avanço foi de três pontos percentuais em relação ao levantamento de abril, alcançando o maior patamar desde junho de 2023.
Segundo o estudo, esse tipo de investimento foi destaque entre os respondentes, seja para quem manifestou interesse na compra ou para quem apontou que utilizaria o recurso extra para reformar o imóvel (19%). O levantamento foi realizado pelo Ipespe (Instituto de Pesquisas Sociais, Políticas e Econômicas). A pesquisa apontou ainda que aplicar em investimentos bancários também foi bastante citado. A poupança, por exemplo, foi mencionada por 21%.
Energia solar no Rio de Janeiro
O Rio de Janeiro acaba de registrar mais de 1,1 gigawatt (GW) de potência instalada na geração própria de energia solar. A informação é da Absolar (Associação Brasileira de Energia Solar Fotovoltaica). Segundo a entidade, o estado tem mais de 124 mil conexões operacionais da tecnologia em telhados e pequenos terrenos, espalhadas por 92 cidades ou 100% dos municípios. Atualmente, são mais de 144 mil consumidores de energia elétrica que já contam com redução na conta de luz, maior autonomia e confiabilidade elétrica.
Os comentários não representam a opinião do jornal e são de responsabilidade do autor.