A mesa de vidro pode se integrar em diferentes propostas de sala de jantarDivulgação / Xavier Neto
O tampo de mesa ideal para sala de jantar
Projeto de arquitetura e funcionalidade precisam ser levados em consideração na escolha
Indispensável para a realização das refeições, a mesa tem outra função importante que é reunir as pessoas em momentos do dia a dia e em datas especiais. Por isso, quem pensa em comprar este móvel precisa considerar, além do formato e tamanho, o material do tampo. Vanessa Paiva, sócia no escritório Paiva e Passarini Arquitetura, afirma que esse não é um simples detalhe. “O tampo é responsável pela sustentação dos pratos, bem como as variações térmicas entre o quente e o frio e a umidade dos copos", observa a especialista.
Tanto Vanessa quanto a arquiteta Claudia Passarini recomendam fazer as seguintes perguntas antes de comprar: a mesa será para sala de jantar ou área gourmet? Qual o espaço disponível? O uso será constante ou não? O cliente fará uso no dia a dia familiar ou para receber convidados? Com essas questões respondidas, é possível ter uma referência na hora de optar por materiais como:
1 - Madeira
Costumeiramente o mais empregado, quando a madeira é devidamente protegida, trata-se de um material de alta qualidade e resistência. Em uma área gourmet, é excelente para o consumo de comidas como o churrasco, pois além de não impregnar a gordura em seus veios, é de fácil limpeza.
2 - Laca
É um tipo de pintura que pode ser aplicada em diversos materiais como madeira, ferro e vidro e ganhou espaço nos anos de 1970 por sua aparência brilhante ou fosca. A variedade de cores, o acabamento liso, primoroso e uniforme, durabilidade frente às intempéries e à corrosão natural com o tempo são algumas das suas qualidades positivas. Entretanto, essas propriedades são acompanhadas por um 'porém': a fragilidade quando comparado à resistência da madeira. Com facilidade para riscar e por não suportar altas temperaturas, em mesas de jantar a laca pede por uma proteção extra.
3 - Vidro
Ao contrário do que muitos possam pensar, o material é resistente e, desde que apresente a espessura adequada, pode ser tão durável quanto a madeira. No décor de interiores, o vidro pode compor diferentes estilos, desde o clássico ao contemporâneo, e por conta de sua superfície lisa, simplifica a limpeza após as refeições.
4 - Pedra
É considerado um dos elementos mais práticos. Resistente ao calor e riscos, a ressalva, muitas vezes, está na incompatibilidade com o ambiente, que pode ficar sobrecarregado se já tiver referências do mineral em outros itens.
5 - Aço corten
Também conhecido como aço patinável, é altamente durável e resistente às corrosões – desde que devidamente revestido –, e se destaca por seu visual único e sustentável. O material é astuto, pois envelhece muito bem com o tempo e as manchas que surgem entram na normalidade do seu processo de existência.
6 - Sintético
Materiais sintéticos com alumínio são perfeitos para áreas externas. São simples para higienizar, duradouros ao desbotamento ocasionado pelos raios UV e sua superfície lisa é confortável para apoiar copos, pratos e outros itens. É muito importante considerar que a estabilidade e a longevidade são decorrentes da resistência à exposição dos móveis ao sol, chuva e umidade.
Formatos do tampo
A decisão pelo formato correto do tampo da mesa em relação ao ambiente é fundamental para garantir a funcionalidade e a estética do espaço. Uma mesa redonda é excelente opção para ambientes pequenos ou com crianças, já que a ausência de quinas elimina riscos de acidentes, além de melhorar a circulação. Já uma retangular ou oval se ajusta melhor em cômodos com características quadriláteras, enquanto uma peça quadrada ou redonda pode ser mais adequada para salas com os quatro lados iguais. É essencial ainda considerar o número de pessoas que normalmente serão acomodadas em sua volta e a funcionalidade desejada.
Os comentários não representam a opinião do jornal e são de responsabilidade do autor.