Exigir o número do registro profissional do corretor é uma medida simples e eficaz no aluguel de temporadaFreepik
Ele lembra que golpistas aproveitam a natureza desse tipo de negócio onde contratos à distância são comuns. "É fundamental conferir o número do registro profissional no Creci-RJ. Além disso, ofertas com preços abaixo do mercado são os maiores indicativos de golpe. Nunca faça pagamentos ou transferências antes de confirmar todos os detalhes, inclusive pedindo ao corretor para realizar uma chamada de vídeo diretamente do imóvel", recomenda Corrêa. Veja outras dicas do conselho:
- A equipe do Creci-RJ atua ativamente fiscalizando e conscientizando a sociedade sobre como evitar ser vítima de golpes no mercado imobiliário. Pessoas autuadas pela fiscalização do Creci-RJ pelo exercício ilegal ou facilitação deste serão enquadradas no artigo 47 da Lei de Contravenção Penal.
- Aluguel por temporada é coisa séria. Evite contratos à distância. Muitas vezes estelionatários apresentam fotos e vídeos de imóveis como se fossem seus e, quando finalmente o cliente chega ao local, o imóvel ou não existe ou a locação anunciada é golpe. Estelionatários andam com muitos cúmplices. Por isso, esteja atento. Uma vez que se caia no golpe, o caso passa a ser assunto de polícia e as perdas monetárias e emocionais muitas vezes são irreversíveis.
- A maior parte de denúncias hoje contra os contraventores na fiscalização do Creci-RJ parte dos próprios cidadãos, o que demonstra a parceira da sociedade e o reconhecimento da classe profissional pelo esforço da equipe de fiscais.
- Por meio do creci-rj.gov.br (no link “Busca Corretores e Imobiliárias”) é possível verificar se você está de fato negociando com um corretor de imóveis.
Os comentários não representam a opinião do jornal e são de responsabilidade do autor.