Sérgio Luiz Costa Azevedo Filho, mais conhecido como Dr. SerginhoDivulgação
Dr. Serginho foi Secretário de Ciência e Tecnologia entre 2021 e 2022. Nesse período, abriu e reformou unidades da FAETEC em todas as regiões do Estado, levando formação técnica, de idiomas e profissionalizante a jovens e adultos; implantou polos do consórcio CEDERJ com universidades públicos em municípios que nunca tiveram formação superior gratuita de qualidade; recuperou o caixa da secretaria, cortou gastos e quitou dívidas com fornecedores. O trabalho continuará, com a aceleração das obras dos Centros Tecnológicos, que reunirão unidades das instituições vinculadas à SECTI e hubs para implantação de startups nas 8 regiões do Estado do Rio.
“É uma honra receber esse novo convite do governador Cláudio Castro para reassumir a Secti. Vamos continuar trabalhando para que o projeto de formação profissional de qualidade possa se ampliar no nosso Estado. Isso formará mão de obra qualificada e permitirá que nosso povo possa levar sustento para suas famílias, de forma digna. Estaremos alinhados aos propósitos do governo Castro para continuar avançando no rumo certo!”, disse Dr. Serginho.
Quem é Dr. Serginho
Filiou-se ao PSL em 2017 e seguiu para o Republicanos em março de 2020, para concorrer nas eleições a prefeito de Cabo Frio. Foi eleito para o mandato de deputado estadual no período 2019/2023, na Assembleia Legislativa do Estado do Rio de Janeiro e marcou sua gestão na luta contra a corrupção sendo um dos principais responsáveis pelo impeachment do então Governador Wilson Witzel, além de importantes indicações e projetos de lei relevantes para o Estado.
Também foi membro da CPI que investigou as mortes de crianças recém-nascidas no Hospital da Mulher, em Cabo Frio, em 2019. Além disso, Dr. Serginho presidiu a CPI que investigou o lançamento irregular de esgoto na Lagoa de Araruama, conhecida como a ‘CPI da Prolagos’.
Se afastou do cargo para assumir, em dezembro de 2020, a pasta de Ciência, Tecnologia e Inovação. Como secretário, enxugou os gastos da pasta, rescindiu contratos viciosos e trabalhou com transparência e celeridade. Serginho inaugurou diversas unidades da FAETEC na Região Metropolitana e no interior do Estado, além de levar ensino superior e preparatório às cidades do Rio de Janeiro, pelo Cederj.
Em 2022, ao retornar à Assembleia Legislativa do Estado, se filiou ao Partido Liberal (PL), partido do qual foi líder da bancada, segue defendendo as pautas da família, do corte de gastos do Estado, e da educação como ferramenta de transformação de vidas. Dentre os feitos do mandato, estão obras em estradas importantes, como a do Alecrim e as RJ’s 106 e 140, além da luta pela redução dos radares na RJ-124, a Via Lagos. Serginho conseguiu incluir no orçamento estadual de 2023, mais de R$ 2,5 milhões de verbas para a saúde de Rio das Flores, Tanguá e Cabo Frio; neste último município, a verba é destinada à reabertura do Hospital de Tamoios. Em 2023, retorna à SECTI para uma nova empreitada na pasta de Ciência e Tecnologia.
Apaixonado por futebol, foi jogador na juventude, é torcedor do Fluminense. Serginho é filho de mãe pedagoga e pai economiário e empresário do setor de Turismo. É católico e casado com Aline Rabelo, também advogada, é pai de duas meninas, Maria Antônia, de 12 anos, e de Maria Alice, nascida em 2021.
Os comentários não representam a opinião do jornal e são de responsabilidade do autor.