Daniele e Alexandre Martins e Rafael AguiarReprodução/ Renata Cristiane
A notícia divulgada nesta quinta-feira (22), foi que a Executiva Nacional dos Republicanos decidiu que o partido vai ficar com a esposa do prefeito afastado. Daniele Martins entregou o cargo de secretária da Mulher nesta quarta-feira (21), anunciando que vai disputar a eleição representando o marido, para terminar o trabalho que foi desenvolvido até agora e foi interrompido pela justiça eleitoral. Veja o vídeo:
Ver essa foto no Instagram
Cabe salientar ainda, que Rafael Aguiar, que assumiu a chefia do executivo no lugar de Alexandre, não pode disputar por outra sigla. Se ele mudar de partido, esbarra na legislação eleitoral, que exige que a filiação seja de pelo menos seis meses para aqueles que vão disputar uma eleição para cargo de executivo. Como Rafael está no mesmo partido do casal Martins, no qual Alexandre é o presidente da executiva municipal, ele teve menos influência.
Por outro lado, a resolução do TRE também diz que parentes direto daqueles que foram causadores da eleição suplementar não poderiam participar. Mas existe uma jurisprudência da época de 2002 em que a justiça eleitoral permitiu que a ex-governadora Rosinha disputasse a eleição que sucedeu Garotinho no comando do estado do Rio de Janeiro. Por isso, Alexandre e seu grupo não temem que a candidatura de Daniele seja impugnada.
Ver essa foto no Instagram
E tem um detalhe importante... Nesta noite de quarta-feira (22), na cerimônia de lançamento oficial do calendário de eventos de Armação dos Búzios, que aconteceu num hotel badalado da cidade, Rafael deixou escapar que poderia não vir candidato - e sem maiores explicações - durante uma entrevista exclusiva. Talvez essa antecipação deve ser justamente em saber quem o partido iria eleger. Sabe a fábula da raposa e das uvas? É tipo isso.
O burburinho na cidade aumentou ainda mais após a divulgação de uma foto do Rafael Aguiar em um encontro com o prefeito de Belford Roxo e presidente do Republicanos, Waguinho, na manhã desta quinta-feira (22). Apesar do encontro, fontes internas do partido garantem que a executiva estadual e nacional não abre mão de Alexandre Martins, e falaram ainda, que conheceram Rafael através de Alexandre e não teria cabimento abandonar Martins agora, que ele foi afastado injustamente. Fato é que teremos ainda muitas emoções, até o dia 28 de abril, data que o TRE determinou que vai acontecer a eleição suplementar.
Os comentários não representam a opinião do jornal e são de responsabilidade do autor.